Patricia Butinhão Abravanel venceu um processo que movia contra a Meta, dona do Facebook e do Instagram, por ter tido sua conta bloqueada sem maiores explicações em março deste ano. A empresa pagará uma indenização de R$ 8 mil à diretora do SBT e não recorrerá da decisão. A executiva da TV Thathi, afiliada da emissora de Silvio Santos (1930-2024) foi avisada de que havia “infringido as diretrizes” da plataforma, mas não foi informada sobre o real motivo.
De acordo com o portal F5, da Folha de S.Paulo, a executiva da parceira da rede afirmou nos autos do processo que a medida “descabida” da rede social lhe causou enormes prejuízos, já que é através do Instagram que convida seu público a assistir às atrações e quadros da grade de programação da TV Thathi. “Estou sofrendo uma calúnia quando me acusam de infringir as diretrizes”, disse ela no processo.
Jornal da Band marca maior ibope em 4 meses e supera toda a programação do SBT
Raridade em novelas, Júlio Andrade aceita papel no remake de Vale Tudo
A decisão foi tomada pelo juiz João Guilherme Marcondes, da 4ª Vara Cível de Barueri, que acusou a controladora do Instagram de “abuso de direito”, apesar de ter total liberdade para suspender ou bloquear a conta de qualquer usuário, contanto que apresente fatos que justifique a postura. A Meta argumentou que seu objetivo é oferecer um “ambiente harmônico” aos usuários e que suas regras devem ser cumpridas. “Nenhum usuário é forçado a seguir as regras. Caso não concorde, basta deixar de utilizar o serviço”, comentou a empresa.
Erramos: Baseado em informação originalmente publicada pela coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo, este texto informava que Patricia Abravanel — a filha de Silvio Santos — havia vencido um processo contra a Meta. A vitória judicial de fato existiu, mas se trata de outra Patricia Abravanel, que também trabalha no SBT, mas como diretora de uma das afiliadas da emissora, e não da apresentadora que herdou o programa dominical do pai. A informação foi corrigida em 25 de outubro, uma semana depois da publicação original desta reportagem. O TV Pop pede desculpas ao leitor pela reprodução do erro de apuração do colunista Gabriel Vaquer.