André Marques detalhou sua experiência ao enfrentar a obesidade, destacando o momento crítico em que, devido ao diabetes, estava em risco de infarto e perda de visão. O ex-apresentador da Globo revelou que o bullying por estar acima do peso o afastou de buscar tratamento.
“Às vezes, a pessoa mais feliz e divertida do rolê é a que mais precisa de ajuda”, disse ele em entrevista ao podcast Meu Peso, Minha Jornada, apresentado por Evaristo Costa. André Marques admitiu que demorou a reconhecer a obesidade como doença, buscando ajuda apenas ao se tornar diabético, com glicose em jejum acima de 600.
O comunicador sinalizou que o processo para a decisão de fazer a cirurgia não foi fácil. “O bullying me afastava mais ainda do meu tratamento, por isso que lutei quinze anos, até um dia ficar diabético, ter um açúcar em jejum acima de 600, quase ficar cego e fui fazer a bariátrica”, relatou ele.
A cirurgia bariátrica de André Marques foi realizada em 2013, quando ele pesava mais de 160 kg. O apresentador destacou que só procurou tratamento ao perceber o risco iminente à saúde. “Tinha as minhas dificuldades, que é uma junção de sua saúde física com a sua mente, e você não faz nada sozinho, você precisa de ajuda. E eu estava no limite, porque eu podia a qualquer momento infartar, ficar cego, porque estava com o açúcar muito alto”, contou.
Depois da cirurgia, o artista perdeu quase 70 kg, mas voltou a ganhar peso. “Nessa minha recuperada, que estou de novo remando [na academia], eu perdi 9 kg e me sinto melhor, larguei o cigarro”, contou. “A minha subida de escada ficou mais gostosa, me deu mais disposição para brincar com as minhas cachorras. Já sinto reflexos [positivos] de estar me alimentando melhor, me sinto com cinco anos a menos”, afirmou.