Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
EX-FUNCIONÁRIO

Joseval Peixoto reaparece na Jovem Pan depois de 6 anos

Advogado comentou a morte de Antônio Augusto Amaral de Carvalho, o Tuta, no programa 3 em 1

Foto de Joseval Peixoto ao lado de Tuta no 3 em 1 da Jovem Pan
Joseval Peixoto prestou homenagem a Antônio Augusto Amaral de Carvalho, o Tuta (Foto: Reprodução/Jovem Pan News)

Compartilhe:

Funcionário do Grupo Jovem Pan por 52 anos, Joseval Peixoto fez uma aparição na emissora nesta segunda-feira (4) para comentar um assunto triste. O advogado e jurista lamentou a morte de Antônio Augusto Amaral de Carvalho, o Tuta, fundador da Jovem Pan, aos 93 anos. O ex-integrante do Jornal da Manhã relembrou em participação no programa 3 em 1 como foi o início de sua carreira ao lado do executivo, a quem chamou de “maior inovador do rádio brasileiro”.

“Este homem foi a minha vida. Eu vim para cá em 1963. A Jovem Pan nasceu em 1966, no meio da Copa da Inglaterra, e dali para frente toda minha carreira foi conduzida pelo Antônio Augusto Amaral de Carvalho. Um amigo muito grande. Eu o visitei duas vezes com o José Carlos Pereira na casa dele, nos abraçamos, mesmo depois que me aposentei, e o que vim falar aqui sobre Tuta, e eu vou precisar de tempo, na verdade é um relato do que aconteceu”, iniciou.

Flávia Alessandra acerta com a Globo e estará na continuação de Êta Mundo Bom!
Craque Neto fala de crise financeira da Band e detona a Globo: “Não tenho medo”

“Um dia ele chegou para mim e falou: ‘Você vai para o Rio e vai radiar um Carnaval’. Eu disse: ‘Tuta, você está louco. Eu não conheço nada de samba’. Ele disse: ‘Ninguém sabe’. Naquela época, realmente, São Paulo durante o Carnaval era como Finados. Ia todo mundo para o sítio, para a praia. A não ser a Vai-Vai, o resto era nos bairros, nas escolas. São Paulo ficava às moscas no Carnaval. Ele falou: ‘Você vai ver o que é aquilo’. Eu fui para o Rio ver o que era aquilo, e descobri que aquilo era o maior teatro popular do mundo. Oito mil artistas na pista, descrevendo, desenvolvendo um tema, cantando um tema. Negócio lindo que é, antes da televisão. A Jovem Pan foi a primeira a transmitir para São Paulo o Carnaval do Rio. E foi um espetáculo, porque a Jovem Pan estava começando”, continuou.

Joseval Peixoto continuou seu relato explicando como a audiência da rádio subiu depois da cobertura solicitada por Tuta. “Quando o povo veio trabalhar na segunda-feira, a audiência da Pan explodiu, porque ninguém esperava um maluco explicando Os Sertões do Euclides da Cunha em pleno Carnaval. Mas foram realmente as maiores transmissões que eu fiz, foram no Carnaval do Rio”, relembrou. “Tuta é o maior inovador do rádio brasileiro”, definiu.

Outro relato de Joseval Peixoto sobre a genialidade de Tuta se refere ao futebol brasileiro. “Para vocês terem ideia, antes do Tuta, no fim do primeiro tempo, as rádios passavam para o estúdio. Não tinha som no estádio. Fazia sua programação de 15 minutos e voltava para o estádio. Ele chamou um cidadão chamado Mário Moraes, que tinha sonho de fazer novela na nossa terceira rádio, que não era Pan nem Record, e falou: ‘O rádio não vai mais voltar para cá, terminou o primeiro tempo você passa a comentar porque você entende’. Quem inventou a função de comentarista do rádio brasileiro foi Tuta, que até hoje tem”, entregou.

Antônio Augusto Amaral de Carvalho estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, com a saúde bem debilitada.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.