A Globo anunciou que Samantha Almeida, uma das principais lideranças femininas do Brasil ligadas à inovação e à diversidade no mercado de comunicação, vai assumir direção da área de Criação de Conteúdo dos Estúdios Globo a partir de outubro. “Samantha passa a comandar a área responsável por fomentar a criação de conteúdo do entretenimento e também pela gestão das equipes de autores, pesquisadores e produtores de conteúdo da Globo”, disse a emissora em comunicado enviado à imprensa.
“Além de toda expertise na construção de narrativas plurais, Samantha traz na bagagem uma trajetória marcada por campanhas de forte eco social, com foco em temas como equidade de gênero e debate racial, o que lhe rendeu uma série de prêmios e reconhecimentos. Foi jurada brasileira do Festival Cannes Lions na Categoria Entretenimento Lions e acaba der ser indicada ao Caboré de 2021 na categoria inovação. Também foi uma das homenageadas do Women to Watch em 2020 e eleita pelo MIPAD, organização parceira da ONU e da African Union, como uma das 100 afrodescendentes abaixo de 40 anos mais influentes do planeta, por suas colaborações no mercado de comunicação brasileiro”, diz trecho da nota.
Para a Globo, roda essa experiência contribuirá para as histórias que a emissora cria e leva diariamente ao público em suas diferentes plataformas. “Sempre tive muita paixão pela construção das histórias e muito respeito pelas pessoas para quem as entrego. Toda a minha carreira, a minha visão de mundo é sobre isso: começar primeiro por um olhar empático e honesto para as pessoas, os sonhos, os medos, as belezas da vida das pessoas comuns, como eu. Fazendo pontes, criando diálogo entre diferentes realidades. É muito desafiadora a oportunidade de fazer isso para um país múltiplo e com tantas histórias a serem contadas como o Brasil, combinada a potência de uma empresa como a Globo”, celebra Samantha.
“Ter vivido a última década trabalhando diretamente com narrativas digitais, integrando criatividade com dados e performance, aprendi a importância de ouvir para construir. Serve para ouvir a audiência, serve para ouvir a sociedade, os times, os parceiros”, declara ela, que enxerga a diversidade de vivências, referências e de pensamento como o único ponto de partida possível para a inovação. “A diversidade não é a resposta para todos os problemas do nosso mercado, mas ela é sem dúvida a nossa melhor oportunidade de acertar. Novas respostas virão obrigatoriamente de novas perguntas, e precisamos de pessoas capazes de fazê-las. Nós sabemos todos que estão faltando nas mesas onde estamos sentados e nunca sentimos tanta falta desses conhecimentos múltiplos”, ressalta a diretora.
Samantha Almeida é planejadora criativa com 20 anos de carreira no mercado de publicidade e comunicação. Até setembro, ocupou o cargo de liderança do Twitter Next no Brasil, área com foco em soluções locais e globais em parceria com anunciantes para o desenvolvimento de estratégias e campanhas criativas. Seu currículo ainda inclui passagens por áreas estratégicas de empresas como Ogilvy Brasil, Music 2/Mynd, Avon Brasil, The Estée Lauder Companies, Trifil & Scala e Levi Strauss Co.
A nova diretora dos Estúdios Globo é carioca e encara o desafio na líder de audiência com otimismo e se sente “voltando para casa”, pois a relação com a empresa começou na infância. Seu pai, Rogério, foi funcionário dos Estúdios Globo por anos e a levava a frequentar os bastidores das produções quando pequena. “Na Globo, me apaixonei pelo universo da criação e da comunicação. Por causa do meu pai, muito criança, andei por esses cenários, senti o cheiro dos estúdios e assisti de pertinho às gravações… Isso definitivamente impactou o meu imaginário e deixou dentro de mim a vontade de fazer parte dessa fábrica de criar sonhos. Sonhos de uma garota negra, criada na comunidade da Rocinha, filha de eletricista”, destaca Samantha Almeida.