Jayme Monjardim, ex-diretor da Globo, está liderando o projeto da novela Romaria para a Band. A emissora não produz conteúdo autoral desde Água na Boca, em 2009. A expectativa é que a novela ajude a alavancar a audiência do canal. “Acho super saudável haver concorrência. Quando há, por consequência, acaba por haver uma melhoria do produto levado ao ar. Concorrência é sempre algo muito saudável”, disse.
“Não é fácil fazer novela. A gente tem que estar muito bem estruturado, mas existe uma vontade de que isso aconteça. Há um desejo muito grande nosso de lutar todo mundo junto, de formarmos uma nova realidade e de fazê-la acontecer. E na Band há várias pessoas sonhando com essa volta às novelas, principalmente o Johnny [Saad, presidente da Band] e o time da emissora”, detalhou.
O executivo da Band sinalizou que estão pensando na viabilização comercial do projeto. “Estamos na luta com o pessoal do comercial para viabilizar Romaria. Mas não é em um estalar de dedos. É um processo que leva um tempo de arrecadação, inclusive. Mas que ela vai existir, não temos dúvida”, declarou.
A trama da Band aborda a história de irmãos que, depois de serem separados, se encontram em uma romaria em Aparecida, no interior de São Paulo. “Essa novela é sobre um homem que acaba vendendo os filhos, porque ele não tinha condições de cuidar e sua mulher morreu. Os filhos vão parar em cinco regiões diferentes no Brasil. Essa novela se propõe justamente a falar a língua dessas cinco regiões do Brasil e seus sentimentos através dos personagens”, contou. A novela explora a diversidade cultural e religiosa do Brasil. “Teremos evangélicos, espíritas… Todo o Brasil está ali representado”, afirmou em conversa com o site Heloisa Tolipan.