A Globo adquiriu o controle total dos canais Telecine, depois da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Fundada em 1991, a rede de canais era uma união entre MGM, NBCU, Fox e Paramount. As empresas internacionais optaram por encerrar sua parceria devido ao foco em seus próprios serviços de streaming.
A análise do Cade sobre a operação levou em consideração os efeitos concorrenciais e concluiu que não deve afetar a concorrência no mercado de streaming de vídeo e distribuição de conteúdo audiovisual. O órgão também concluiu que o acordo não contém cláusulas restritivas à concorrência.
Com essa decisão, a Globo fortalece sua presença no mercado de conteúdo premium no Brasil. Manuel Belmar, diretor de Finanças, Infraestrutura e Produtos Digitais da Globo, afirmou que é uma oportunidade para uma experiência mais digital. “Com a aquisição total do Telecine, uma referência em curadoria de cinema, a Globo reforça seu papel como produtor e exibidor de conteúdo premium e mantém sua posição de vanguarda em filmes no mercado brasileiro, oferecendo uma experiência cada vez mais digital”, relatou.
Além dos canais lineares, o Telecine estendeu sua atuação ao streaming, disponível também pelo Globoplay. Entre seus canais estão Premium, Pipoca, Action, além do Megapix, todos com uma ampla seleção de filmes. O catálogo atual do Telecine supera dois mil títulos, ampliando as opções para os espectadores. Além de filmes recém-lançados e clássicos dos estúdios sócios, conta com títulos de estúdios parceiros como: Warner Bros., Sony, Lionsgate, Europa Filmes, Downton Filmes, Globo Filmes e Califórnia Filmes.