O documentário Tributo, do Globoplay, homenageará José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, conhecido como Boni. O lançamento está agendado para sábado (30), data em que Boni celebrará seu aniversário de 89 anos. A obra revisita as três décadas em que ele desempenhou papéis de liderança na Globo, destacando sua influência no modelo atual de televisão aberta e incluindo imagens históricas.
A produção conta com depoimentos de renomados profissionais da televisão, como os atores Susana Vieira, Antonio Fagundes, Gloria Pires, Lima Duarte, Tony Ramos, Betty Faria e Ary Fontoura. As apresentadoras Xuxa e Angélica também contribuem com suas impressões no documentário. Os diretores Daniel Filho e Jayme Monjardim participam com comentários sobre a carreira de Boni.
Boni saiu da Globo em 1997 e foi um dos responsável pela “qualidade” do canal. O executivo relatou recentemente a mágoa que tinha pela forma que deixou a empresa. “Eu sempre pensei que um dia eu ia parar, mas nunca imaginei que eu fosse parar por decisão dos outros. Eu pensei que ia dar o aviso, [mas] eu fui comunicado que eu ia embora de um dia para noite e ninguém me convidou para fazer um jantar. Eu era inocente e fui demitido como culpado”, declarou em entrevista ao Flow.
Tributo faz parte de uma série que já celebrou outros ícones da TV, como Laura Cardoso e Fernanda Montenegro. O documentário tem o objetivo de capturar momentos históricos e apresentar uma visão abrangente da contribuição de Boni para a televisão brasileira. A série documental destaca as realizações do ex-chefão da Globo.