Louise Cardoso interpreta Dona Mônica na série Turma da Mônica – Origens, disponível no Globoplay. A atriz redescobriu seu amor pelas histórias em quadrinhos de Mauricio de Sousa, que lia durante a juventude. “Eu amava Turma da Mônica”, declarou.
“Lia Luluzinha na infância e Turma da Mônica na adolescência. Com o tempo, acabei me esquecendo de tudo. Quando me chamaram para fazer a Mônica voltei a ler os gibis e fiquei viciada legal”, revelou. Mônica apareceu inicialmente nas tirinhas de 1963, mas seu gibi só foi lançado em 1970, quando Louise Cardoso tinha 15 anos. Para se preparar para o papel, ela mergulhou em diversas mídias, incluindo vídeos no YouTube. “Além de ler os gibis, também vi vários vídeos no YouTube. O canal da Turma da Mônica é ótimo! Eu me divertia horrores”, detalhou.
A veterana enfatizou a importância do roteiro e da direção, que dominavam o universo da Turma da Mônica. Ela destacou a inclusão de personagens negros e com deficiência. “A equipe de direção sabia tudo de Turma da Mônica e nos orientava muito bem. Mauricio de Sousa sempre foi à frente do tempo dele e hoje temos mais personagens negros e a representatividade está presente em diferentes formas, como um personagem cadeirante, por exemplo. Mauricio é um gênio e muito criativo”, disse para a Quem.
Louise Cardoso afirmou que valoriza o trabalho com o elenco infantil, dividindo a personagem com Giovanna Urbano. Surpresa com o convite, a artista ficou encantada com o roteiro da série. “Tomei um grande susto quando a minha empresária falou que eu seria a Mônica. ‘A Mônica é uma criança de sete anos, como assim?’ Aí, li o roteiro e fiquei encantada porque a ideia é incrível. A Turma da Mônica é a turma mais amada do Brasil. A Mônica faz parte da nossa cultura”, relatou.