José Luiz Datena ainda nem estreou oficialmente, mas já está dando dor de cabeça para os executivos do SBT. O novo apresentador do Tá na Hora, que era aguardado nas instalações da emissora na manhã desta quinta-feira (5), simplesmente não apareceu para dar expediente em seu primeiro dia e tampouco justificou a sua ausência, comprometendo todo o esquema preparado pela rede, que gravaria as primeiras chamadas apresentando o seu novo contratado. Além disso, a emissora prepara uma enorme revolução em sua programação para a próxima segunda-feira, dia 9.
Até o momento da publicação deste texto, tudo aponta para que o Chega Mais tenha a sua última edição transmitida na manhã desta sexta-feira (6). É improvável que a revista eletrônica, liderada por Regina Volpato, Paulo Mathias e Michelle Barros, siga no ar na próxima semana, tal qual o jornalístico derivado da atração, o Chega Mais Notícias. O TV Pop apurou que o Primeiro Impacto, atualmente transmitido entre 6h e 9h, deverá ocupar toda a programação matinal da rede, preenchendo também parte da faixa do almoço, ficando no ar até o início das novelas da tarde, às 13h30.
Outra mudança importante é o retorno do seriado mexicano Chaves. A volta da série, suspensa no início do mês passado, acontecerá na próxima segunda, com exibição diária e em horário nobre, não mais nos finais de tarde. A produção será transmitida de segunda a sexta-feira, depois do telejornal SBT Brasil e antes de A Caverna Encantada, que mudará de horário. Não há, no entanto, a definição de qual será o destino de As Aventuras de Poliana com a nova programação. A única certeza, até o momento da publicação deste texto, é o retorno da trama criada por Roberto Bolaños.
Márcia Dantas, que assumiu o comando do Chega Mais Notícias há menos de um mês, deverá ser transferida para o comando de parte do Primeiro Impacto, que seguirá tendo partes apresentadas por Darlisson Dutra e Daniele Brandi. Além dos três, o telejornal das manhãs também contará com o reforço de Marcão do Povo, que deixará o comando do Tá na Hora nesta sexta. Porém, não há ainda uma definição de como será feita a divisão de horários do noticioso — que já teve modelo semelhante anteriormente, com horários divididos entre Marcão, Dutra e Dudu Camargo.
A reportagem apurou que o martelo sobre o cancelamento do Chega Mais só não foi batido ainda por conta de compromissos comerciais da atração, que já tinha ações de merchandising vendidas até o final deste ano. Para viabilizar o fim do projeto de forma simultânea a saída de Regina Volpato, que se despedirá da emissora na manhã desta sexta, a área comercial do SBT busca um acordo com os anunciantes que serão impactos com o encerramento do matinal, oferecendo o remanejamento das publicidades para outras atrações da emissora.
SBT ainda não definiu futuro dos apresentadores do Chega Mais
Paulo Mathias e Michelle Barros tem futuro incerto na emissora: o contrato de Mathias vai até março de 2025, enquanto Michelle já não tem vínculo há algumas semanas — o seu primeiro acordo venceu e não foi renovado, e ela segue dando expediente no Chega Mais por conta de um acerto verbal com a diretoria da rede. Internamente, especula-se que ela deverá ser dispensada, enquanto o jornalista tende a ser remanejado para outro projeto na programação que será lançada no primeiro trimestre do próximo ano.
O Tá na Hora, por sua vez, deverá ganhar mais 45 minutos de duração, passando a entrar no ar às 16h45. Letícia Flores, diretora do formato desde a sua implantação, não continuará no noticioso em sua nova fase e será substituída por Paulo Carvalho, que já atuou como editor-chefe de outros programas liderados por José Luiz Datena, como o Brasil Urgente e o Cidade Alerta. Consultado pelo TV Pop, o SBT informou que ainda não há uma definição formal sobre a nova configuração da programação da rede a partir do dia 9 de dezembro.
A reportagem, porém, soube que a equipe do Primeiro Impacto já foi comunicada sobre as mudanças envolvendo o telejornal. Ele, inclusive, deverá ganhar o reforço de boa parte dos funcionários que atualmente dão expediente na produção do Chega Mais, já que o atual time do noticioso não tem condições de produzir conteúdos suficientes para um produto que ficará no ar por sete horas, com boa parte delas exibida em rede nacional.