NOVIDADES EM MINAS

Record muda tudo e rebaixa apresentador mais antigo da história do Balanço Geral

Lair Rennó, que substituiu Mauro Tramonte durante sua licença eleitoral, assumirá permanentemente o Balanço Geral de Belo Horizonte

Foto de Mauro Tramonte, ex-apresentador do Balanço Geral
Mauro Tramonte deixou o Balanço Geral depois de 17 anos (foto: Reprodução/TV Globo)

Compartilhe:

Mais antigo apresentador das versões regionais do Balanço Geral, Mauro Tramonte foi rebaixado pela Record. O jornalista e deputado estadual pelo Republicanos de Minas Gerais foi rebaixado para as manhãs da emisssora em Belo Horizonte, deixando o comando do programa vespertino depois de 17 anos. Ele sequer teve a oportunidade de se despedir do público do jornalístico, já que o canal havia o afastado há algumas semanas. O comunicador voltará ao ar na próxima segunda-feira, dia 6, mas no comando do MG no Ar, exibido das 7h às 8h40 da manhã.

O Balanço Geral será comandado por Lair Rennó, que estreou na emissora em fevereiro de 2022, como apresentador do MG Record, que passará a ser ancorado por Garcia Júnior. A Record diz que o Cidade Alerta Minas continuará contando com o comando de Hélverte Moreira. A decisão da emissora de tirar Mauro Tramonte da titularidade do Balanço Geral foi tomada depois que o comunicador se candidatou à Prefeitura de Belo Horizonte em 2024 — neste período, ele já havia sido substituído por Rennó no comando do jornalístico, mas ele voltou ao ar em novembro.

O comunicador enfrentou críticas por tentar conciliar suas funções na TV e na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Durante a campanha eleitoral, ele foi alvo de críticas de opositores, incluindo o então prefeito Fuad Noman (PSD), que veiculou propaganda criticando suas duas funções. No vídeo, havia uma simulação com GPS que apontava a distância entre a sede da Record e a Assembleia Legislativa. O material alegava que Mauro Tramonte só chegava à Assembleia uma hora antes do encerramento das sessões.

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais ordenou a retirada dessa propaganda do ar. Mauro Tramonte, que liderava as pesquisas, terminou a eleição em terceiro lugar com 15,22% dos votos. A eleição acabou tendo como vitoriosos Fuad Noman e Álvaro Damião, concorrente direto do agora ex-âncora do Balanço Geral — antes de ser escolhido vice-prefeito da capital mineira, ele era apresentador da versão local do Tá na Hora e do programa Alterosa Agora, exibido no horário do almoço.

Com o rebaixamento de Tramonte, o âncora mais antigo da franquia Balanço Geral passa a ser o jornalista Oloares Ferreira, que está a frente da versão goianiense do programa desde 2008. Ele é contratado da Record desde 2001 e passou por outros programas regionais, como o extinto Goiânia Urgente e o matinal Goiás no Ar, antes de assumir o carro-chefe da emissora, substituindo a veterana Rachel Azeredo, então deslocada para as manhãs da rede.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.