Luiz Bacci não é mais apresentador da Record. 10 anos depois de ter acertado seu retorno para a emissora, depois de uma breve passagem pela Band, o jornalista foi dispensado nesta sexta-feira, 17, depois de apresentar o Cidade Alerta. O programa policial será assumido por Reinaldo Gottino, que deixará o comando do Balanço Geral de São Paulo. O programa local, por sua vez, passa a ser comandado por Eleandro Passaia, que havia se demitido da rede há apenas seis meses — e que havia se transferido para a Rede Massa, o SBT do Paraná, para liderar o Tá na Hora local.
Em suas redes sociais, o pupilo de Marcelo Rezende (1951-2017) confirmou sua dispensa, mas disse se tratar de uma movimentação em comum acordo com a emissora. “A decisão foi oficializada em comum acordo na noite desta sexta, encerrando um ciclo significativo na carreira do apresentador. Bacci já havia manifestado o seu desejo de explorar novos rumos profissionais, e os planos foram antecipados de março para janeiro”, anunciou o apresentador. A publicação foi extraída da sua página de notícias, por isso está na terceira pessoa.
O jornalista e a Record já não falavam a mesma língua há algum tempo. No ano passado, Luiz Bacci renovou o seu contrato com a emissora por apenas um ano, contrariando o expediente que a rede costuma adotar habitualmente, de priorizar vínculos longos com as suas principais estrelas. A mudança do Instagram para uma página de notícias deixou a alta cúpula do canal infeliz, já que o âncora passou a concorrer diretamente com os conteúdos produzidos pelo próprio Cidade Alerta para as plataformas digitais — ele contratou até mesmo repórteres para as suas redes sociais.
Ele estava em sua segunda passagem pela emissora: na primeira delas, entre 2010 e 2014, ele foi tirado a peso de ouro do SBT do Rio de Janeiro, em que chegava a vencer a Globo no horário do almoço, para comandar o RJ Record, antigo telejornal local exibido no horário nobre. Pouco depois, foi deslocado para a versão local do Cidade Alerta, mas se destacou a frente do Balanço Geral Manhã do Rio de Janeiro, em que mais uma vez virou líder de audiência. Transferido para São Paulo, assumiu o Balanço Geral por poucos meses, até que se transferiu para a Band.
Sem sucesso no canal do Morumbi, Luiz Bacci acabou acertando seu retorno para a Record em 2015, inicialmente para assumir a apresentação do Balanço Geral Manhã — que chegou a ter uma edição nacional — e o extinto São Paulo no Ar. Com a morte do jornalista Marcelo Rezende, em 2017, ele foi deslocado definitivamente para o Cidade Alerta, em que continuou até a noite desta sexta-feira. A seguir, confira o comunicado oficial da Record:
A Record informa que, a partir de hoje, em comum acordo, o jornalista e apresentador Luiz Bacci não faz mais parte do seu quadro de colaboradores. Bacci teve uma trajetória única na emissora. Foi repórter e comandou dois programas de audiência expressiva; Balanço Geral e Cidade Alerta. O Cidade Alerta desde 2017. Aqui na Record, Bacci fez de tudo – apresentou entretenimento como o Programa do Gugu, especiais, grandes coberturas e conteúdos reconhecidos pelo papel social, como o Em Nome da Justiça.
Agradecemos ao jornalista pela sua contribuição durante o tempo em que esteve conosco e desejamos sucesso em seus projetos futuros.