Autor de novelas marcantes da Globo, Benedito Ruy Barbosa precisou mudar de cidade para obter um cuidado melhor da família. O novelista morava em Sorocaba, no interior de São Paulo, mas precisou se mudar para a capital paulista para ter acesso melhor aos médicos da região. De acordo com Paula Barbosa, atriz e neta do veterano, ele está fraco e necessita de um apoio maior depois da morte da mulher dele, em 2014.
Em entrevista à coluna Play, do jornal O Globo, a neta do escritor detalhou o que aconteceu com o avô. “Aquele lugar era o sonho da vida dele. Depois que minha avó morreu [em 2014], ele foi ficando muito sozinho. Ele é teimoso, se dependesse dele, ele continuaria morando lá”, contou ela. “Na cidade, o acesso a médicos é facilitado. Ele cansou, já não pensa em trabalhar. Segue lúcido, com saúde, mas mais fraquinho. Precisa de assistência integral”, continuou.
Virou rotina: Jornal da Band faz Datena de tapete e vence o SBT mais uma vez
Sonia Abrão acusa Ana Maria Braga de promover chantagem e ameaça
Benedito Ruy Barbosa tem sido homenageado de forma consistente pela Globo nos últimos anos. A líder de audiência produziu remakes para o horário nobre de dois títulos criados por ele, como Pantanal (2022), exibida originalmente em 1990 pela extinta Rede Manchete, e também Renascer (2024), levada ao ar em 1993. “Além do grande autor, ele sempre foi uma figura muito forte na nossa família, como pai e avô. É difícil vermos que ele precisa agora só descansar e viver a velhice dele bem”, afirmou Paula.
O autor já ganhou diversos outros remakes no ar, como Cabocla (1979 e 2004), Paraíso (1982 e 2009), Sinhá Moça (1986 e 2006) e Meu Pedacinho de Chão. Paula Barbosa esteve nos elencos de Paraíso e Meu Pedacinho de Chão, além de Pantanal, releitura feita pelo primo dela, Bruno Luperi. No folhetim, ela viveu Zefa, empregada de Tenório (Murilo Benício) e Maria Bruaca (Isabel Teixeira). A personagem dela acabou a trama ao lado de Tadeu (José Loreto), filho do meio de José Leôncio (Marcos Palmeira).