Maior atleta do século XX, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, morreu na tarde desta quinta-feira (29) aos 82 anos. No final de agosto de 2021, o ex-jogador de futebol foi diagnosticado com um câncer na região do intestino durante a realização de exames de rotina no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Após o procedimento para retirada do tumor, Pelé chegou a ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) durante dez dias. Em janeiro deste ano, ele descobriu que tinha também um tumor no fígado, além do início de uma lesão pulmonar.
Durante o período em que esteve acometido, o ícone do futebol foi acompanhado pela mulher, Márcia, e pelas filhas, Flavia e Kelly, que mora nos Estados Unidos e veio ao Brasil para ajudar na recuperação do pai. Pelé completou 82 anos em 23 de outubro de 2022. “Vocês se lembram desse dia? Em tempos de distanciamento social, esse calor humano faz ainda mais falta. Não existe felicidade maior que conquistar uma Copa do Mundo”, dizia a legenda de uma imagem antiga do ex-atleta, publicada em fevereiro.
Filho de João Ramos do Nascimento, o Dondinho -que também foi jogador de futebol- e Celeste Arantes, Edson Arantes do Nascimento nasceu na cidade de Três Corações, em Minas Gerais, no dia 23 de outubro de 1940. Desde criança gostava de futebol e brincava com uma bola de pano. Em 1944, se mudou com a família para a cidade de Bauru, no interior de São Paulo. Aos 10 anos, iniciou a carreira de jogador no infanto-juvenil do Bauru Atlético Clube, onde conquistou o bicampeonato em 1954 e 1955.
Em 1956, Pelé foi levado pelo também jogador Waldemar de Brito para treinar no Santos F.C. Na partida do treino, Pelé fez quatro gols e seu time saiu vitorioso por 6 a 1. A primeira partida profissional do jogador aconteceu em 7 de setembro de 1956, em jogo amistoso entre Santos e Corinthians. Com dois gols de Pelé, o resultado foi de 7 a 1 para o Santos. O último jogo com a camisa do Santos aconteceu em 1974.
A estreia de Pelé na Seleção Brasileira aconteceu em 7 de julho de 1957, aos 16 anos, na Copa Rocca, em jogo contra os rivais da Argentina, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Pelé marcou seu primeiro gol pela seleção na partida, mas o Brasil perdeu por 2 a 1. Ele começou a usar a camisa 10 em 1958, na Copa do Mundo na Suécia. O atleta ficou na reserva nos dois primeiros jogos, vindo a jogar apenas na terceira partida contra a União Soviética.
O ícone dos gramados se aposentou do futebol em 1977, quando jogava no clube norte-americano New York Cosmos. Em 1994, foi nomeado Embaixador da Boa Vontade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Em 1995, no governo Fernando Henrique Cardoso, Pelé assumiu o cargo de ministro do Esporte, que exerceu até 1998. Em sua gestão, o ex-jogador criou a lei que ficou popularmente conhecida como Lei Pelé que, entre outras medidas, tinha como objetivo dar uma maior transparência e profissionalismo ao esporte.