Figura conhecida da programação da Globo nas últimas duas décadas, Rodrigo Bocardi não vinha trabalhando apenas para a emissora. Paralelamente ao posto de âncora do Bom dia São Paulo e da Rádio CBN, ele e sua mulher são sócios da Digital 720, empresa que tem como uma de suas especializações “produção de filmes para publicidade”. A produtora, fundada no final de 2017, está na lista de beneficiários do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos, o Perse, criado em 2021 pelo então presidente Jair Bolsonaro.
Com base em dados públicos, disponibilizados pelo próprio Governo Federal, a reportagem do TV Pop apurou que a empresa do casal Bocardi economizou R$ 317.729,00 nos últimos anos, valor quase 200 vezes maior que o capital social da companhia. Em sua declaração mais recente para a Junta Comercial de São Paulo, Rodrigo Bocardi e Ana Cláudia Bernardino Bocardi declararam que a Digital 720 Ltda. era avaliada em apenas R$ 2.000,00. A dupla também é proprietária de outras duas empresas, a Diglog Produções e a Free Live Editora, que não se beneficiaram do programa.
A economia em questão diz respeito aos valores de impostos que deveriam ser pagos pela Digital 720 até o final de setembro de 2024 — é um valor parcial, já que o Perse segue valendo até aqui ao menos até o final de 2026. Ao entrar para o programa, a empresa de Bocardi não precisava mais arcar com a integridade dos pagamentos de PIS (voltado para a diminuição da desigualdade social no Brasil), Cofins (contribuição para o financiamento da Seguridade Social), IRPJ (calculado sobre a renda da pessoa jurídica) e CSLL (contribuição sobre o lucro líquido da empresa).
Outras celebridades também fazem parte do programa, como Virginia Fonseca e Felipe Neto. A extensa lista de beneficiários, no entanto, não tem outros jornalistas da TV Globo e tampouco de demais veículos da empresa. A presença da empresa de Rodrigo Bocardi na lista de agraciados pelo Perse causa estranheza, já que teoricamente o agora ex-apresentador do Bom dia São Paulo jamais se apresentou como produtor de eventos. Em suas redes sociais, por exemplo, ele apenas exibe fotos ao lado de sua família e imagens de sua vida profissional, até então essencialmente associada ao seu emprego na principal emissora de televisão do país.
Entre as atribuições de seu CNPJ, conforme dito no início da reportagem, a Digital 720 é especializada em “produção de filmes para publicidade”, o que vai de encontro direto com as normas que o Grupo Globo impõe para todos os seus jornalistas. Os príncipios editoriais do conglomerado, divulgados oficialmente em 2011, vetam que jornalistas das empresas da companhia se envolvam com ações publicitárias que não tenham relação com a empresa — ou seja, publicidades para a própria TV Globo e para o G1 seriam permitidas, mas jamais para quaisquer outras empresas.