A 12ª temporada de Chicago Fire foi disponibilizada pelo Globoplay antes de entrar na programação da Record. A nova fase da série criada por Michael Brandt e Derek Haas, traz mudanças significativas para os fãs. Wallace Boden, interpretado por Eamonn Walker, foi promovido a vice-comissário do Corpo de Bombeiros de Chicago. Como resultado, o ator deixa o elenco regular.
Além disso, a temporada marca as despedidas de Blake Gallo, vivido por Alberto Rosende, e Sylvie Brett, interpretada por Kara Killmer. Ambos os personagens conquistaram o público ao longo das temporadas anteriores. No entanto, o Tenente Kelly Severide, interpretado por Taylor Kinney, retorna ao seu posto depois de uma significativa ausência na temporada passada. O retorno traz novos desafios emocionais e renova a dinâmica da equipe, enquanto ele lida com questões pessoais e profissionais pendentes.
Chicago Fire conta a história de do dia-a-dia da vida dos heróis que arriscam suas vidas em sua nobre profissão. Para os bombeiros e paramédicos do 51º Corpo de Bombeiros de Chicago, não há nenhuma outra tarefa tão estressante e perigosa, ainda que recompensante e emocionante, quanto a sua própria. Essa corajosa equipe faz parte de um seleto grupo que enfrentam o perigo e vão – literalmente – ao encontro do fogo.
A trama inicial abordou Andrew Darden, experiente bombeiro do Carro-Pipa 51, que morre no episódio piloto, devido a um erro coletivo na falta de ventilação no teto de uma casa incendiada, dividindo o batalhão na busca de culpados e na redenção pela culpa. Fora de expediente, há ainda os dramas pessoais comuns a qualquer pessoa, que incluem separações, perseguições de policiais corruptos e até mesmo prisões.