Marina Ruy Barbosa se tornou mais uma vítima de criminosos que usam inteligência artificial (IA) para aplicar golpes em pessoas. A atriz apareceu em um vídeo pedindo doações para uma criança que enfrenta câncer, no entanto, as imagens se tratam de manipulação digital e foram feitas por pessoas mal intencionadas para obterem dinheiro fácil. A famosa já acionou sua equipe jurídica para conseguir derrubar a falsa gravação e impedir que fãs caiam no esquema.
O vídeo falso mostra a artista lamentando a história de uma garota chamada Sofia, de 7 anos, que luta contra um câncer cerebral raro. A família da menina supostamente não teria condições de arcar com o tratamento, por isso pediu ajuda da ruiva. Na rede social X, a artista negou a veracidade da “corrente do bem”.
Galvão Bueno fracassa em estreia na Band e faz emissora perder 13% de público
Gloria Pires vence processo na Justiça depois de virar meme: “Não sou capaz de opinar”
“Acabei de conhecer uma história que me pegou de jeito, e eu não podia simplesmente ignorar. E é por isso que eu estou aqui hoje, para pedir a sua ajuda. Se você puder doar qualquer valor, já faz toda a diferença. Seja R$ 10 ou R$ 1 mil ou qualquer quantia”, diz Marina Ruy Barbosa no vídeo gerado por inteligência artificial.
A menina que aparece no golpe existe de verdade, mas se chama Brielle Nicole e mora em Utah, nos Estados Unidos. De acordo com o G1, a menina tem câncer e sua mãe usa as redes sociais para registrar sua rotina, mas ao contrário do que os golpistas alegam, a pequena não necessita de doações para lidar com o tratamento. A fake news também foi patrocinada no Facebook, algo que foi alertado pela atriz. “Infelizmente é inteligência artificial. Já denunciei e acionei meu jurídico. Mas o vídeo continua lá, enganando muita gente”.