O canal PFC (Premiere Futebol Clube), dedicado à transmissão de partidas do futebol brasileiro, encerrou suas atividades nas operadoras de TV por assinatura de Portugal em 28 de fevereiro. A Globo decidiu retirar o canal da grade televisiva no país europeu, mantendo o serviço disponível apenas no streaming Globoplay.
O PFC custava 10 euros por mês e era um dos principais meios para que torcedores brasileiros que vivem fora do Brasil acompanhassem as Séries A e B do Campeonato Brasileiro. A decisão de descontinuar a versão internacional do Premiere estaria diretamente relacionada à perda de direitos exclusivos de transmissão de jogos para as próximas temporadas.
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Agora, parte dos jogos pode ser vista no Canal 11, emissora que integra os pacotes básicos das operadoras de TV por assinatura em Portugal. A mudança nos direitos esportivos enfraqueceu a exclusividade da versão internacional do Premiere na transmissão do futebol brasileiro no exterior, levando a Globo a reformular sua estratégia. As informações são do site Além da Tela.
O Premiere é um canal de televisão por assinatura que segue o modelo de pay-per-view para exibir partidas do Campeonato Brasileiro das Séries A e B, além da Copa do Brasil e de alguns campeonatos estaduais cujos direitos de transmissão ainda pertencem à Globo. Já o PFC era a versão internacional do canal, voltado para brasileiros que vivem em outros países.
Presente na maioria das operadoras de TV por assinatura do Brasil, o Premiere conta com até dez canais em alta definição. O serviço opera como uma extensão do SporTV, compartilhando equipe e estrutura de transmissão. Em algumas ocasiões, uma mesma partida é exibida simultaneamente nos dois canais. Em Portugal, a versão internacional estava em operadoras como NOS e MEO.
No Brasil, o canal da Globo também se adaptou ao mercado digital. Em 2018, passou a ser comercializado sem a necessidade de uma assinatura tradicional de TV paga, podendo ser adquirido diretamente pela Globo.com e, posteriormente, via Globoplay. Em 2021, o Premiere passou a integrar o Prime Video, com ofertas de jogos exclusivos da Copa do Brasil dentro do serviço da Amazon.