A Netflix anunciou um patrocínio cultural de R$ 5 milhões para a Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Este investimento, que busca restaurar, modernizar e ampliar o complexo arquitetônico da Cinemateca, é viabilizado pela Lei Rouanet. É a primeira vez que a empresa de streaming utiliza este incentivo para apoiar a cultura no Brasil.
Durante a cerimônia de anúncio, Elisabetta Zenatti, vice-presidente de conteúdo da Netflix no Brasil, destacou a importância de valorizar o audiovisual nacional. “Valorizando o audiovisual, estamos também, de certa forma, inspirando novos criadores”, declarou. A executiva ressaltou que a Netflix necessita de cineastas brasileiros, já que, além de produzir filmes originais, a empresa também licencia muitos títulos.
Mariana Polidorio, diretora de políticas públicas da Netflix no Brasil, explicou a importância da parceria com a Cinemateca, afirmando que o cinema e o streaming se complementam. “Entendemos que é tudo parte do mesmo ecossistema”, comentou ela, destacando que os profissionais podem transitar entre produções para streaming e cinema, enriquecendo o setor audiovisual. “Nossa parceria com a Cinemateca vem dessa percepção de que estamos todos conectados”, acrescentou.
O patrocínio será utilizado na reforma da Sala Oscarito, a primeira sala de projeção da atual sede da Cinemateca, aberta em 1997. As obras incluem melhorias nas instalações técnicas, modernização do sistema de climatização e adequações para acessibilidade. Com este aporte, a Netflix se torna a primeira empresa privada a se envolver no projeto de revitalização da Cinemateca desde sua reabertura em 2022. A Cinemateca estima que serão necessários quase R$ 30 milhões para a restauração completa e já conta com parcerias do BNDES e do banco Itaú, permanecendo aberta a novos parceiros.