Tradicionalmente acostumado a preterir coberturas de temas relevantes para a manutenção da sua programação normal, o SBT não fugiu de seu habitual com o noticiário sobre a morte da cantora Marília Mendonça. Na contramão de suas principais concorrentes, a emissora de Silvio Santos decidiu priorizar a exibição de telenovelas mexicanas e de conteúdos destinados ao público infantil, e apenas noticiou a tragédia em seus telejornais e em um rápido boletim na tarde de sexta-feira (5). O resultado? Um êxodo de público desde o momento em que a morte da artista foi confirmada.
As primeiras notícias sobre o acidente aéreo que vitimou a cantora e outras quatro pessoas em Minas Gerais começaram a ser divulgadas pouco depois das 16h e mobilizaram as principais redes de televisão aberta. A Band, com o Brasil Urgente, foi a primeira a iniciar sua cobertura — e acabou sendo uma das que mais cresceu com o noticiário. A edição nacional do Brasil Urgente, exibida das 16h às 18h50, marcou média de 4,9 pontos e garantiu a terceira colocação em sua faixa horária. O bloco regional, entre 18h50 e 19h20, cravou média de 7,2 pontos na Grande São Paulo, índice que representa uma das maiores audiências da emissora neste ano, e também ficou em terceiro lugar, superando os 4,7 obtidos pela novela Te Dou a Vida, do SBT.
A Globo, que interrompeu a exibição de O Clone e cancelou o capítulo de Malhação, apostou em uma edição extraordinária do Jornal Nacional para atualizar o noticiário sobre a morte de Marília Mendonça — o telejornal comandado por Ana Paula Araújo foi ao ar das 17h24 às 18h25 e marcou média de 18,3 pontos, com picos de 22, de acordo com dados prévios obtidos pela reportagem do TV Pop. A mudança na programação da emissora afetou a Record, que só viu seus índices crescerem após a retomada da grade normal da rival: o Cidade Alerta SP alcançou picos de 15 pontos e cravou média de 12,5 pontos, enquanto o Jornal da Record registrou 12,6 de média — ambos os noticiários tiveram os seus melhores resultados de 2021.
Depois de ter ignorado a morte de Marília Mendonça, o SBT também optou por ignorar a comoção popular em torno do assunto e decidiu não promover mudanças em sua programação de sábado (6). Enquanto Globo, Record e Band modificaram sua grade desde as primeiras horas do dia, a emissora de Silvio Santos voltou a ignorar o mundo real e permaneceu exibindo desenhos animados e séries da Nickelodeon, que normalmente garantem a vice-liderança para a rede aos finais de semana. No entanto, o público queria acompanhar notícias sobre o último adeus a cantora.
Com a cobertura quase ininterrupta dos preparativos para o velório da artista, o É de Casa e o Fala Brasil viram seus índices crescerem de maneira exponencial: a revista eletrônica da Globo subiu 60% em relação aos últimos quatro sábados e registrou média de 9,9 pontos na principal metrópole do país, enquanto o telejornal da Record pontuou 6,2, índice que representa um incremento de 55% na comparação direta com as últimas quatro semanas. O SBT, com desenhos animados, marcou 2,8 pontos entre 6h e meio-dia, horário em que exibia o programa Sábado Animado.
A Globo e a Record optaram por pausar momentaneamente a cobertura ao meio-dia e voltaram com a sua programação habitual. A líder de audiência exibiu edições praticamente normais do SP1 (15,5) e do Globo Esporte (14,1), com apenas rápidas menções sobre a tragédia, embasadas em assuntos da área de cobertura de cada um dos programas. Do outro lado, a Record levou ao ar o programa The Love School, comandado por Cristiane Cardoso e Renato Cardoso. A atração sobre relacionamentos evangélicos, no ar há dez anos, foi potencializada pelos bons índices deixados pela cobertura e alcançou o melhor desempenho de toda a sua história: foram 4,6 pontos de média, contra 3,8 da emissora de Silvio Santos, que transmitia a série The Thundermans.
A Band, com boa parte de sua programação matinal comprometida por horários arrendados, só entrou na cobertura às 10h, liberando boa parte do espaço do Band Esporte Clube para plantões do departamento de Jornalismo. O noticiário sobre Marília Mendonça passou a ocupar a grade de maneira ininterrupta às 12h30, com uma edição especial do Brasil Urgente — o telejornal policial de José Luiz Datena não demorou muito para chamar a atenção dos telespectadores e, às 13h08, já registrava 3 pontos na medição minuto a minuto, mesmo índice obtido pelo SBT.
Na Grande São Paulo, cada ponto de audiência representa a sintonia de 76.555 domicílios e 205.377 pessoas na respectiva emissora. O TV Pop divulgará o resultado consolidado da cobertura jornalística sobre a morte de Marília Mendonça e dos programas das demais emissoras abertas transmitidos na sexta, sábado e domingo (7) na manhã desta segunda-feira (8).