Os moradores do bairro Teixeira Dias levaram um susto na manhã desta segunda-feira (8). O Globocop, tradicional helicóptero utilizado pela Globo em coberturas jornalísticas, teve uma pane durante o Bom Dia Minas e teve que fazer um pouso forçado em um campo de futebol na região do Barreiro, uma das mais movimentadas de Belo Horizonte — a cauda da aeronave quebrou e foi dividida em duas, assustando os moradores do local. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ninguém teve ferimentos graves no acidente.
“Em princípio, parece ter havido uma pane mecânica e o piloto precisou realizar um pouso forçado. Com o impacto, o rotor de cauda acabou tocando o solo e quebrou. Todos estão bem, sem vítimas e a cabine está intacta”, informou a corporação, em posicionamento enviado para a reportagem do TV Pop. De acordo com o órgão, uma viatura foi encaminhada ao local do acidente apenas para prevenir riscos de incêndio ou explosão. A Globo, por sua vez, não se manifestou até a publicação deste texto.
A Rádio BandNews FM informou que a aeronave, que chegou a entrar no ar no telejornal matinal transmitido para a região metropolitana de Belo Horizonte, tinha três ocupantes no momento do pouso forçado. Dois deles, que ainda não tiveram a sua identidade confirmada pela emissora e pelo Corpo de Bombeiros, precisaram ser levados às pressas para o Hospital João XIII, relatando o quadro clínico de dores na coluna. A Globo não chegou a falar sobre o acidente durante o Bom Dia Minas, enquanto a Record encerrou o MG no Ar com imagens do ocorrido. O TV Pop apurou que os três tripulantes do avião eram o piloto Dudu Barbatti, o repórter cinematográfico Cleiner Moraes e a repórter Cláudia Mourão. Moraes e Claudia foram socorridos para a unidade hospitalar.
A seguir, veja um compilado de imagens publicadas nas redes sociais que mostram a aeronave que prestava serviços para a Globo já depois do pouso forçado: