Ex-apresentador dos canais SporTV, o jornalista Fred Ring foi contratado pela Record para comandar as transmissões do Campeonato Paulista na emissora. A informação sobre a contratação do ex-funcionário da Globo foi divulgada pelo colunista Flávio Ricco, do R7. O canal de Edir Macedo comprou os direitos de transmissão do torneio de futebol com exclusividade para TV aberta a partir de 2022, válido pelos próximos quatro anos.
No começo da semana, a Record também fechou a contratação do jornalista Márcio Canuto, ex-repórter do Jornalismo da Globo em São Paulo. Ele vai atuar na reportagem das transmissões. A emissora também contratou o ex-árbitro Renato Marsiglia, que trabalhou na Globo e deixou a emissora líder de audiência no final de 2018. Outro profissional que também vai participar das transmissões do Paulistão é Zé Luiz, conhecido apresentador de TV e radialista, que também integrará o time das reportagens.
Os profissionais Roberto Thomé, Bruno Piccinato, Janice de Castro e Rodrigo Hinkel, que já eram contratados da Record, também vão trabalhar na cobertura do torneio. O sorteio dos grupos do Campeonato Paulista aconteceu na última terça (9) e contou com apresentação de Sabrina Sato e Fred, direto da sede da Federação Paulista de Futebol. Em setembro, a Record venceu a concorrência pelos direitos de TV aberta do campeonato, que tinha Globo e SBT na disputa.
Em comunicado divulgado pela Federação Paulista de Futebol, foi anunciado que a partir de 2022 a emissora exibirá 16 partidas do Paulistão por temporada, sendo um jogo por rodada na primeira fase, um das quartas, uma semifinal e as duas finais. A Record se junta ao YouTube como novos parceiros de mídia da FPF na transmissão do torneio. O Paulistão terá participação de 16 times, que foram divididos em quatro grupos, encabeçados por Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos. A final está prevista para acontecer no dia 3 de abril.
Com a mudança de parceiros de exibição do Campeonato Paulista, a produção e geração de imagens do Paulistão serão realizadas pela FPF, assim como acontece com instituições internacionais responsáveis pela Premier League, Champions League e Libertadores da América. “Isto garante padronização na produção e uma identidade visual única nas transmissões, independentemente de quem transmite, melhorando a percepção do produto para torcedores e patrocinadores”, justificou a federação.