Dispensado pela Globo após 46 anos na emissora, o repórter Francisco José descartou a possibilidade de aposentadoria e agradeceu as mensagens recebidas desde a sua saída da líder de audiência. “Sou o desempregado mais enaltecido”, escreveu o profissional em uma rede social de fotos.
Com 77 anos de idade, o jornalista não pensa em se aposentar e deixou um recado para outras empresas de comunicação: “Não tenho feito outra coisa, desde ontem [segunda-feira, dia 29] às 13 horas, a não ser, responder chamadas no WhatsApp, no Instagram, no e-mail e no celular. Mensagens carinhosas, de reconhecimento, carinho, muito afeto, além de tristeza e algumas de revolta”, começou ele.
“Tudo porque saí da Globo, depois de 46 anos fazendo reportagens. Sem dúvida, sou o desempregado mais enaltecido, nas últimas 32 horas. Não podia imaginar que tivesse tantos amigos pelo Brasil a fora. Mas quero tranquilizar a todos. Estou bem. E vou voltar a trabalhar. Fazer documentários. Esperar a pandemia passar para continuar com as palestras, através da minha agência”, anunciou Francisco José.
“Posso estar me despedindo da redação da Globo. Mas, certamente, vou procurar outra redação. Agradeço aos meus seguidores e a todos, que através das mensagens, estão solidários comigo. Não consegui ainda, responder todas as mensagens. Mas não deixarei ninguém sem resposta por tanta afetuosidade e consideração. Muito obrigado, amigos!”, agradeceu.
Nos comentários, a apresentadora Patricia Poeta, do É de Casa, deixou uma mensagem de carinho ao amigo: “Chico, menino! Que carreira linda você construiu com talento, dignidade e credibilidade, ao longo desses 46 anos de Globo. Orgulho de você e de sua trajetória, amigo! Te admiro demais! Merece todos os nossos aplausos… de pé! Sucesso nessa nova fase!! Beijo nessa linda família! Sdssss!”.
“Você é referência, meu irmão. Vai fazer falta na Globo, mas vai continuar sua caminhada vitoriosa em outras estradas”, escreveu o também repórter José Raimundo Oliveira. “Você é um profissional brilhante, com certeza fará muitos outros trabalhos tão bons quanto os que já fez. Fecha-se um ciclo e se renova outro”, escreveu Daniele Souza Silva.
Filha de Francisco José critica: “Faltava verba”
Marianne Brito, filha do jornalista Francisco José, alfinetou a Globo nas redes sociais após a demissão do pai depois de 46 anos de contribuição com a emissora. “Há vida fora da Globo! Adoro essa afirmativa, e faz tempo que a gente conversava sobre isso. A empresa mudou e já não valorizava seus mestres. Faltava verba para as grandes reportagens”, começou ela.
“Foi uma parceria incrível por décadas e sua marca está na história do jornalismo brasileiro. Não bastasse ter uma reputação impecável e uma carreira brilhante, ainda recebe essa enxurrada de carinho do público. Muito orgulho de você! Eu sei que você adora dar suas palestras, lotar auditórios e passar horas tirando fotos com os fãs. Mas se quiser resgatar um ou outro projeto que deixou pelo caminho, me chama! Te amo, pai”, escreveu a filha de Francisco José.
Nesta semana, a Globo demitiu três grandes nomes do jornalismo brasileiro: Francisco José, Renato Machado e Isabela Assumpção. Segundo informações divulgadas pelo site Notícias da TV, os cortes na Globo fazem parte da nova política da empresa, que renova seus quadros e abre mão de profissionais experientes por causa dos salários altos. Ali Kamel, diretor de jornalismo, enviou e-mail para se despedir dos antigos colegas. No texto, ele elogia o profissionalismo de Machado e José e conta que os dois ainda têm trabalhos a serem exibidos no Globo Repórter.
Nos últimos meses, a Globo causou comoção nos bastidores ao demitir nomes como Alberto Gaspar, Roberto Paiva, Linhares Júnior, Ari Peixoto, José Hamilton Ribeiro, Eduardo Faustini, Robinson Cerântula e Fernando Saraiva. No caso de Ari Peixoto, o profissional foi demitido em uma conversa “cuja duração cabe nos dedos de uma mão”. “Fui ‘desligado’ (essa é a palavra) hoje da TV Globo. Cheguei para trabalhar e fui chamado à sala do diretor, que em minutos me informou da minha demissão”, disse o repórter.