A audiência fraca do primeiro ciclo de episódios de Mestres da Sabotagem não foi o suficiente para que o SBT desistisse de produzir a atração. O formato, fruto de uma parceria entre a Discovery e a emissora de Silvio Santos, já tem a sua terceira temporada garantida para o próximo ano. Além da temporada produzida com celebridades e influenciadores, que estreará na televisão aberta nos primeiros dias de janeiro, o programa de Sérgio Marone ganhará uma nova série de episódios com anônimos, nos mesmos moldes dos transmitidos entre abril e junho de 2021.
Em sua primeira temporada, a competição gastronômica acumulou média de 4,5 pontos na Grande São Paulo e se tornou responsável pela pior audiência já alcançada por um formato culinário do SBT. Até então, os piores índices das atrações do gênero eram os 4,8 da primeira edição de Cozinha Sob Pressão, exibida entre 2014 e 2015, 5,2 pontos registrados pela segunda temporada de BBQ Brasil, em 2017, e 5,3 de média da terceira leve de episódios da competição de churrasqueiros, em 2018.
A renovação de Mestres da Sabotagem foi motivada pela boa relação da Discovery com o SBT. Mesmo com índices de audiência ruins e com as críticas nas redes sociais, a multinacional ficou feliz com o desempenho do formato no país. “Fizemos um grupo na Discovery para avaliar os primeiros episódios e a técnica tá impecável. A iluminação, a trilha, os cortes estão bons, parabéns. Só tenho que agradecer todo o trabalho”, pontuou a executiva Mônica Pimentel, vice-presidente de conteúdo da empresa no Brasil.
“Era um desejo antigo nosso, já que nos Estados Unidos é um sucesso, chegando na sua 15ª temporada e a longevidade de formato sempre nos sinaliza seu potencial. Só que, além disso, nós sempre vimos uma afinidade com o brasileiro porque ele é mestre em lidar com os desafios com muita criatividade e bom humor, dois elementos muito presentes neste formato”, concluiu a vice-presidente. A declaração foi feita no evento de lançamento da primeira temporada da competição gastronômica, no final de abril.