O ano de 2021 terminou com uma grande surpresa na disputa entre os canais de notícias: pela primeira vez em sua história, a GloboNews foi derrotada por uma rival e perdeu o posto de emissora jornalística mais assistida do país. De acordo com os dados consolidados de audiência do Painel Nacional de Televisão, a Record News assumiu a dianteira do gênero em dezembro e voltou a ficar entre as dez redes de televisão mais assistida do país, com média acumulada de 0,17 ponto nas 24 horas do dia, índice que representa a sintonia de cerca de 121 mil telespectadores por minuto.
Habitualmente líder entre os noticiosos, a GloboNews pontuou 0,15 e garantiu a segundo colocação no gênero. Ela, no entanto, não conta com transmissão híbrida: a sua distribuição é restrita aos operadores de televisão por assinatura, enquanto a Record News também é exibida em sinal aberto na maioria do país, o que acaba lhe dando vantagem na disputa pela preferência do público. Os demais canais de notícias, com a exceção da Jovem Pan News, seguem o mesmo modelo e são restritos aos consumidores de empresas como Claro, Vivo e Sky.
A Jovem Pan News, no entanto, não conseguiu se aproveitar da transmissão em sinal aberto. Disponível gratuitamente nas antenas parabólicas, a emissora da família Amaral segue sem empolgar e ficou mais um mês em quarto lugar: a caçula das redes jornalísticas marcou média de 0,03 ponto em dezembro e voltou a ser superada pela CNN Brasil, que acumulou 0,04 ponto ao decorrer dos 31 dias de dezembro. Em média, apenas 21 mil telespectadores acompanharam o canal liderado por Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha.
Eternamente lanterninha do setor, a BandNews TV não foi além de 0,02 ponto no último mês de 2021. Os dados apresentados neste texto são consolidados e levam em consideração a estatística de que cada ponto representa a sintonia de 716.010 telespectadores e 268.278 domicílios no Painel Nacional de Televisão. A métrica, mais conhecida como PNT, leva em conta os dados aferidos nas 14 principais capitais do país, como São Paulo e Rio de Janeiro, além da região metropolitana de Campinas.
GloboNews perde em dezembro, mas ganha o ano
Mesmo com a derrota no último mês do ano, o canal de notícias da Globo permaneceu na liderança isolada do gênero no acumulado de 2021. Beneficiada por seu bom desempenho ao decorrer do primeiro semestre, a emissora marcou média de 0,22 ponto e teve mais público do que a soma de suas duas principais rivais: juntas, a Record News e a CNN Brasil tiveram média de 0,21 ponto ao decorrer do ano — a rede liderada por Renata Afonso segue na terceira colocação desde a sua estreia, sem nunca ter ocupado a vice-liderança no território nacional.
A Jovem Pan News, que completou dois meses de operação em 27 de dezembro, ainda permanece registrando números residuais na maior parte do dia. A novata só consegue números expressivos na faixa horária de Os Pingos nos Is — é a única atração da emissora que, de fato, incomoda a GloboNews, mesmo sem nunca ter vencido o Edição das 18h na totalidade de uma edição. Até agora, ela conseguiu suplantar apenas a BandNews TV, que ocupava ingrato posto de lanterninha do gênero antes mesmo do lançamento do canal de Tutinha.
A seguir, confira o desempenho dos canais de notícias ao decorrer de 2021: