Silvio Santos finalmente achou alguém capaz de rivalizar com ele pelo posto de dono de televisão mais temperamental do país. Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha, presidente do Grupo Jovem Pan, acordou de mau humor na terça-feira (4) e decidiu ir até os estúdios do canal de notícias para demitir a primeira pessoa que aparecesse na sua frente. Sem nenhum motivo aparente, o executivo optou pela demissão sumária de Mariana Fanti, que dividia o comando da edição matutina do Headline News e do Top of The Hour vespertino com William Travassos.
Fontes da reportagem do TV Pop na emissora afirmam que o herdeiro da família Amaral começou a semana inconformado com os índices de audiência da imensa maioria dos programas, já que os números do canal são geralmente competitivos apenas na faixa horária de Os Pingos nos Is. Ele, no entanto, não havia sinalizado na segunda-feira (3) que planejava demitir alguém. Apenas no dia seguinte, ele voltou a aparecer nas instalações da rede, dessa vez mais revoltado do que na véspera e já avisando que iria demitir todos que aparecessem em sua frente nas próximas horas.
Tutinha, de fato, cumpriu o prometido. Contratada há apenas nove meses, Mariana Fanti foi premiada com a revolta de seu chefe e acabou demitida sem maiores explicações, mesmo com os seus telejornais não frequentando o imenso grupo de atrações da Jovem Pan News que costumam registrar traço literal de audiência no Painel Nacional de Televisão. O líder do canal de notícias tentou demitir outros profissionais, inclusive apresentadores, mas acabou recuando da ideia após ser comunicado de um surto de infecção respiratória nas dependências da emissora.
Nos últimos dias, a empresa teve que afastar ao menos 20 profissionais de suas funções e colocou âncoras para cumprirem escalas de trabalho que beiram o absurdo. Daniel Caniato, que é titular de um telejornal exibido na faixa das dez da noite, foi deslocado para o matinal Jornal da Manhã, que entra no ar às 6h. Ele também foi convocado para fazer a edição matinal do Headline News e o vespertino Opinião, que termina pouco antes das 17h. Ou seja: o jornalista está dando expediente por pelo menos onze horas, considerando apenas o intervalo entre o horário das três atrações.
Internamente, há o temor de que mais profissionais tenham que ser afastados de seus postos nos próximos dias. A diretoria da Jovem Pan News convocou todos os seus funcionários para fazerem exames de Covid-19 apenas na sexta-feira (7) e, enquanto isso, irá conceder licenças apenas para colaboradores que estejam com sintomas explícitos do vírus. Na Redação, não são poucos os que acreditam que um novo dia temperamental de Tutinha poderá acontecer após os resultados da bateria de exames.
Sob a condição de anonimato, um dos profissionais do canal de notícias falou com a reportagem do TV Pop sobre a terça de terror na empresa. “Estamos apreensivos porque o Tutinha já chegou bravo, dizendo que queria mandar alguém embora. E ele decidiu mandar a Mariana. Depois disso, nós ficamos sabendo que aconteceu um surto de coronavírus na escala de Ano Novo, e que por conta disso as pessoas que pegaram estavam afastadas. Como nós já temos poucos apresentadores, ficaria inviável que ele demitisse mais gente ali. Quem pegou foi afastado, e por esse motivo ele não podia demitir mais gente. E só na sexta-feira teremos um exame coletivo”, pontuou o colaborador.
Em suas redes sociais, Mariana Fanti já não se apresenta mais como contratada da Jovem Pan News. Ela apenas diz que é “jornalista e apresentadora”, e tem postado mensagens reflexivas em seu perfil. “Gratidão sempre! Acreditar que o melhor de Deus ainda está por vir é uma decisão pessoal”, afirmou ela. Desde sua demissão, a edição vespertina do Top of The Hour passou a ter apenas William Travassos como apresentador, enquanto o Headline News das 11h30 tem sido comandado, em revezamento, por Daniel Caniato e pela repórter Caterina Achutti.