A Globo está tentando correr atrás do prejuízo causado pelo mal planejamento de divulgação da novela Um Lugar ao Sol, primeira novela inédita em cartaz na faixa das 21h desde o início da crise sanitária. De acordo com informações divulgadas nesta quarta-feira (19), a líder de audiência tem recorrido até mesmo a conteúdo pago em perfis de fofoca nas redes sociais para tentar recuperar a audiência perdida no horário nobre.
Segundo o jornalista Daniel Farad, do Notícias da TV, a Globo fechou recentemente uma ação em parceria com o perfil Gina Indelicada no Instagram, que tem mais de 10,1 milhões de seguidores, para aproveitar o engajamento causado pela estreia do Big Brother Brasil 22 na última segunda-feira (17). A emissora carioca usou o reality como gancho para divulgar o confronto entre os personagens de Christian/Renato (Cauã Reymond) e José de Abreu (Santiago) no folhetim de Lícia Manzo.
Uma fonte da publicação afirma que a Globo tem fechado parcerias semelhantes com influenciadores, principalmente no Twitter, para alavancar o engajamento da sua programação nas redes. Geralmente, os perfis recebem algumas orientações, mas eles têm a liberdade de criar seu próprio conteúdo. O desejo da emissora é aumentar o debate nas redes com mais postagens espontâneas por parte dos telespectadores. Uma estratégia muito parecida também é usada pela Band durante as temporadas do MasterChef.
Ainda de acordo com a publicação, a avaliação interna da Globo é que Um Lugar ao Sol ainda tem chances de melhorar os índices de audiência tanto na televisão quanto no digital. O departamento de programação também tem reforçado a divulgação com chamadas da história com o intuito do folhetim cair na boca do povo. Uma reação da novela é importante para não prejudicar as primeiras semanas do BBB22, que marca a estreia de Tadeu Schmidt no comando do formato.
A Globo justificou que a estratégia digital dos seus produtos é avaliada individualmente. “A divulgação de qualquer produto da TV Globo, desde realities, novelas, séries ou programas de variedades, atende a estratégias individuais, e considerando os mais diversos formatos de mídias e as evoluções de uso desses formatos. As novelas seguem sendo conteúdo orgânico para os influenciadores, mas isso não impede que, em alguns momentos, atendendo a objetivos estratégicos e específicos de marketing, as relações com alguns influenciadores seja impulsionada”, disse o canal em nota ao Notícias da TV.