Apresentador do Programa do Ratinho no horário nobre do SBT, Carlos Massa está de olho no desempenho do Faustão na Band, que estreou na última segunda-feira (17). A emissora de Silvio Santos já deu autorização para o comunicador sair em busca de novos formatos e quadros. Com o sinal verde, a equipe da atração está preparando algumas novidades, ainda mantidas em sigilo, para a temporada do programa de 2022. Os programas de auditório não disputam no mesmo horário, mas um crescimento da Band na faixa depois do Faustão pode acabar prejudicando o ibope já desidratado do SBT.
Nos últimos anos, o Programa do Ratinho tem perdido cada vez mais audiência. Por conta do derretimento dos índices e do novo programa na concorrente, o dono da Rede Massa passou a focar em formatos internacionais e na encomenda de quadros originais. Por ter acordo de divisão de lucros com Silvio Santos, Ratinho só consegue arrecadar dinheiro o suficiente para manter seu programa no ar se a atração for exibida diariamente. As informações foram divulgadas pelo jornalista Flávio Ricco, colunista do portal R7.
Ratinho tem enfrentado sua segunda pior crise de audiência da história. Segundo levantamento divulgado pela jornalista Kelly Miyashiro, do Notícias da TV, a atração já perdeu mais de 40% de público em apenas três anos. O programa está em terceiro lugar no ranking das emissoras na região metropolitana de São Paulo e no PNT (Painel Nacional de Televisão) desde 2019.
Em 2018, o Programa do Ratinho havia anotado na capital paulista 9,4 pontos de média anual, audiência mais alta desde 2003. Em 2019, a atração caiu para 8,7 pontos. Já em 2020, a média foi de 6,2. Em 2021, até o dia 6 de dezembro, o programa do SBT estava em 5,4 pontos, uma queda de 42,6% em apenas três anos. No mesmo período e confronto direito com o canal de Silvio Santos, a Record garantiu 6,9 pontos em 2018, 6,7 em 2019, 6,8 em 2020 e 6,3 até 6 de dezembro de 2021. Já a Globo ficou 24,7 pontos, 20,9, 20,4 e 20,9 de média nos mesmos anos.
No Painel Nacional de Televisão (PNT), que reúne a audiência das 15 principais regiões metropolitanas do Brasil, o programa de Carlos Massa havia fechado 2018 com 8,0 pontos de média. Em 2021, a média é de 4,7 pontos, o que representa 41,25% a menos de público. Em 2001, a média do Programa do Ratinho foi de 13,8 no índice nacional. Se comparado com os 4,7 deste ano, foi uma queda de 65% em 20 anos. Em São Paulo, o derretimento foi de 16,1 para 5,4.
Em 2007 e 2009, o Programa do Ratinho foi exibido na faixa vespertina e também perdeu audiência. De acordo com o Notícias da TV, o humorístico chegou ao quarto lugar no ranking das emissoras de São Paulo e ficou atrás até da Band, com derrotas de 4,6 a 6,0 em um ano, e de 4,4 a 5,7 no outro. Em 2008, as duas emissoras empataram com 5,2 pontos no horário das 17h28 às 18h30. Ratinho também passou por uma crise entre 2006 e 2013, mas na época foram cinco anos seguidos perdendo para a Record no confronto direto.