Ex-apresentador do Encontro, Lair Rennó entrou com um processo trabalhista contra a Globo para receber o salário substituição referente ao período em que apresentou a atração durante as férias de Fátima Bernardes. De acordo com informações divulgadas pelo jornalista Sandro Nascimento, do NaTelinha, o documento destaca que a titular do matinal se ausentou por 200 dias entre 2014 e 2019. Somente em 2018, a ex-âncora do Jornal Nacional ficou 50 dias afastada do trabalho, deixando 37 edições do Encontro sob o comando de Rennó.
Na ação, a defesa alega que a Globo deixou de pagar todos os direitos previdenciários em 2014 ao trocar o contrato de funcionário pessoa física (CLT) por pessoa jurídica (PJ). André Froes de Aguillar, advogado que representa Lair Rennó, pede que a rede carioca junte aos autos do processo todas as escalas de férias da ex-mulher de William Bonner. O ex-apresentador do Encontro espera receber o pagamento das diferenças salariais, acrescido dos reflexos legais, tendo em vista que ele desempenhava as mesmas funções da colega durante a ausência dela no matinal.
De acordo com o documento do processo, o Tribunal Superior do Trabalho diz que, se tratando de substituição não eventual, o substituto tem direito ao salário do substituído, enquanto durar o período da substituição. No entanto, Rennó alega que nunca recebeu da Globo o pagamento do salário substituição da qual ele teria direito. Procurado pelo NaTelinha, a defesa do ex-apresentador do Encontro não se pronunciou sobre a reportagem.
Além da escala de férias de Fátima Bernardes, o advogado de Lair Rennó também pede que a Globo junte aos autos do processo todos os valores recebidos pela apresentadora para verificação da quantia devida ao salário substituição. A publicação diz ainda que o valor de indenização pode chegar na casa dos R$ 4 milhões. No entanto, o montante deve aumentar quando a Globo apresentar os ganhos de Fátima durante o período entre 2014 e 2019. A Globo não comenta casos sub judice.
Lair Rennó trabalhou na Globo entre 1999 e 2019 e deixou o Encontro por causa de um corte de gastos. Na época, ele publicou uma mensagem nas redes sociais para agradecer os anos de parceria com a emissora. “Hoje, um ciclo se encerra. Na Globo, são 20 anos de história nas bancadas de Minas, da GloboNews e do Encontro. Novos ciclos se formarão. A hora da despedida é dolorosa, mas as janelas de oportunidades aparecem justamente nesse estágio”, disse no Instagram. Atualmente, o profissional estaria em negociações com a Record de Minas Gerais para assumir a apresentação do telejornal matinal MG no Ar.