O SBT já definiu a data em que Otaviano Costa estreará como apresentador da emissora: o primeiro programa comandado pelo comunicador será o Cozinhe Se Puder, versão melhorada do reality culinário Mestres da Sabotagem, e a atração entrará no ar no dia 7 de maio. De acordo com o jornalista Flávio Ricco, em sua coluna publicada no portal R7, as gravações do formato começam na segunda quinzena deste mês e o formato contará com 15 episódios nesta temporada.
“Era a hora certa pra voltar à TV. Estou com meu estúdio a pleno vapor, a nossa agência criando e produzindo muitas coisas. E acrescentar a TV novamente a toda essa engrenagem me deixa plenamente realizado e feliz. Que bom que é estar de volta ao SBT”, afirmou Otaviano Costa durante o anúncio da sua contratação pela emissora de Silvio Santos, em janeiro.
Com formato da Discovery Networks, o programa é uma competição gastronômica que já teve 15 temporadas produzidas nos Estados Unidos. Em 2021, o reality ganhou sua versão brasileira, exibida pelo SBT, Discovery Home & Health e Discovery+, com apresentação inicialmente de Sérgio Marone, que está em negociações com a Band. Na atração, a cada programa quatro cozinheiros disputam um prêmio de até 25 mil reais. Os competidores batalham em três provas eliminatórias e só um deles sai de lá com o dinheiro no bolso. Aliás, com o que sobrar dele.
Durante a competição acontecem diversos leilões de produtos e ingredientes bem inusitados e quem der o maior lance vai poder sabotar um concorrente. Ao fim de cada prova, o chef Giuseppe Gerundino faz a avaliação dos pratos e elege o pior, sem ter ideia do que aconteceu na cozinha. No final, o vencedor sairá com o saldo em dinheiro que ele guardou e o título de Mestre da Sabotagem.