A Globo decidiu seguir outras empresas internacionais e suspendeu o licenciamento de novelas para a Rússia por causa da guerra contra a Ucrânia. Nos últimos dias, multinacionais de entretenimento se retiraram ou interromperam negócios com o país de Vladimir Putin depois que tropas russas invadiram o país do leste europeu. As informações são da colunista Cristina Padiglione, da Folha de S.Paulo.
De acordo com a publicação, o conglomerado de mídia também cancelou a aquisição de produções audiovisuais russas, embora o país tenha pouca relevância nesse setor. Com isso, filmes, séries e animações de origem russa saíram do radar dos canais da Globo na TV por assinatura e aberta. A líder de audiência também decidiu cancelar a oferta de novelas e séries à Rússia por tempo indeterminado. O país é um dos principais mercados para novelas da Globo.
A Comunicação da Globo informou que não há prazo para a retomada das operações de compra e venda de conteúdo com parceiros comerciais russos. Atualmente, estão em exibição na TV aberta da Rússia as novelas Por Amor (1997), de Manoel Carlos, e O Clone (2001), de Gloria Perez. Nos serviços de streaming locais, a Globo está presente com O Clone, Avenida Brasil (2012), de João Emanuel Carneiro, Justiça (2016), de Manuela Dias, Ilha de Ferro (2018), de Max Mallmann e Adriana Lunardi, e Verdades Secretas (2015), de Walcyr Carrasco.