A Globo havia recebido de Thelma Guedes e Thiago Dottori um projeto de uma série policial, que acabou sendo adaptada pelos autores para virar uma novela para a faixa das 18h na emissora. No entanto, a líder de audiência acabou mudando de planos, e a direção engavetou a produção.
De acordo com informações da colunista Patricia Kogut, do jornal O Globo, a alta cúpula da emissora avaliou a sinopse e considerou a trama pesada para o horário, onde geralmente são exibidas produções mais leves para o publico. Diante da recusa dos executivos, os autores apresentaram uma outra ideia, para a mesma faixa, e receberam sinal verde do canal.
Globoplay define esquema de exibição da novela Olho por Olho
Primeira novela das nove produzida exclusivamente para o Globoplay, Olho por Olho será um thriller. De acordo com informações divulgadas pela coluna de Patricia Kogut, em O Globo, a trama de João Emanuel Carneiro terá cinco capítulos disponibilizados por semana no serviço de streaming. Nos bastidores da Globo, a aposta é que o suspense favorecerá as maratonas dos assinantes. Simultaneamente, a empresa vai produzir outra novela, Travessia, para a TV aberta.
Na semana passada, o site Notícias da TV divulgou que a mudança de Olho por Olho para o streaming foi uma decisão de Ricardo Waddington, diretor de Entretenimento, e José Luiz Villamarim, diretor de Dramaturgia, que teriam avaliado que a trama não tinha apelo popular para resgatar a audiência perdida no horário nobre. A estreia está prevista para o último trimestre de 2022, com cerca de 80 episódios.