A chegada de Pantanal conseguiu um fôlego para o horário nobre da Globo. Alvo de uma das maiores campanhas publicitárias da história da emissora, o remake do folhetim da TV Manchete causou uma espécie de efeito cascata no horário nobre da emissora, que cresceu consideravelmente na comparação com as quatro segundas-feiras do ano. Além disso, a nova novela das nove beneficiou até mesmo outras atrações do canal, como o Jornal Nacional, que teve o seu melhor desempenho neste dia desde o início de janeiro.
De acordo com os dados consolidados de audiência da Grande São Paulo, obtidos pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado, o Jornal Nacional teve média de 24,6 pontos e foi a segunda atração mais assistida de segunda-feira. O jornalístico, que é apresentado por William Bonner e Renata Vasconcellos, não tinha tanto público neste dia da semana desde a edição de 3 de janeiro, que registrou 25,4 pontos — duas semanas depois, com a estreia de Faustão na Band, o telejornal perdeu uma parcela considerável de público para o programa do veterano, apesar de jamais ter corrido risco de perder a liderança da sua faixa horária.
Na sequência, a estreia de Pantanal teve o melhor desempenho da teledramaturgia brasileira desde novembro de 2021: a aferição consolidada confirmou que a trama assinada por Bruno Luperi debutou com mais público do que todos os capítulos de Um Lugar ao Sol, que a antecedeu na faixa das 21h. O folhetim pontuou 28,3 e foi, com folga, o programa mais visto do dia na principal metrópole do país. Porém, o dia também foi marcado por outro destaque nas novelas da Globo: Além da Ilusão, a novela das seis, se beneficiou com o dia chuvoso em São Paulo e teve o seu capítulo mais assistido até o momento, com média de 20,7 pontos.
No entanto, nem tudo são flores: apesar da nítida melhora de desempenho na comparação com a sua antecessora, Pantanal passou a ter o amargo título de segunda pior estreia da história recente das novelas transmitidas na faixa das 21h (e antes das 20h): a trama rural só conseguiu superar a fracassada Um Lugar ao Sol, que teve 25,2 pontos em sua primeira noite no ar — a história criada por Lícia Manzo perdeu ainda mais público ao decorrer de seus capítulos e acumulou média de 22,3 pontos, pior resultado da faixa nobre da teledramaturgia global em 53 anos.
Confira as médias obtidas pelos programas das principais emissoras de TV nesta segunda-feira (28):
MÉDIA DIA (07h00/00h00) | 15,1 |
Bom dia SP | 8,3 |
Bom dia Brasil | 8,8 |
Mais Você | 6,9 |
Encontro com Fátima Bernardes | 7,2 |
SP1 | 9,9 |
Globo Esporte | 10,6 |
Jornal Hoje | 11,9 |
O Cravo e a Rosa | 13,8 |
Sessão da Tarde: Sem Palavras | 12,0 |
Vale a Pena Ver de Novo: O Clone | 17,6 |
Além da Ilusão | 20,7 |
SP2 | 21,2 |
Quanto Mais Vida, Melhor! | 21,8 |
Jornal Nacional | 24,6 |
Pantanal - Estreia | 28,3 |
Big Brother Brasil 22 | 22,7 |
Tela Quente: Vai Que Cola 2 - O Começo | 11,0 |
Jornal da Globo | 7,4 |
Corujão | 5,3 |
Hora 1 | 5,1 |
MÉDIA DIA (07h00/00h00) | 6,3 |
Balanço Geral Manhã | 1,9 |
Balanço Geral Manhã SP | 3,1 |
Fala Brasil | 3,6 |
Hoje em Dia | 3,9 |
Jornal da Record 24h Manhã | 4,5 |
Balanço Geral SP | 7,6 |
Chamas da Vida | 4,6 |
Jornal da Record 24h Tarde I | 5,5 |
Cidade Alerta | 7,9 |
Jornal da Record 24h Tarde II | 6,9 |
Cidade Alerta SP | 9,1 |
Jornal da Record | 9,6 |
Reis | 9,5 |
Jesus - Estreia | 7,4 |
Aeroporto: Área Restrita | 5,2 |
Chicago Med | 3,7 |
Jornal da Record 24h | 2,9 |
Entrelinhas | 1,2 |
Igreja Universal | 0,4 |
MÉDIA DIA (07h00/00h00) | 3,8 |
Primeiro Impacto | 2,9 |
Bom dia & Cia | 2,5 |
Notícias Impressionantes | 2,3 |
Casos de Família | 2,2 |
Fofocalizando | 2,8 |
Mar de Amor | 3,8 |
Amanhã é Para Sempre | 4,9 |
Se Nos Deixam | 5,4 |
SBT Brasil | 5,2 |
Poliana Moça | 7,9 |
Carinha de Anjo | 7,2 |
Programa do Ratinho | 4,6 |
Arena SBT | 3,2 |
The Noite | 1,8 |
Operação Mesquita | 1,4 |
O Melhor do Conexão Repórter | 1,5 |
SBT Brasil (reapresentação) | 1,6 |
Primeiro Impacto | 2,0 |
Cada ponto representa 74.666 domicílios e 205.755 indivíduos na Grande São Paulo.
Dados cedidos pelas emissoras