Em sua primeira noite no ar, Pantanal fez jus ao intenso trabalho de marketing feito promovido pela Globo e conseguiu recuperar o público perdido pela emissora nos últimos meses.
Alvo de uma das maiores campanhas publicitárias da história da televisão nacional, com anúncios até mesmo em monomotores nas áreas litorâneas do país, a novela assinada por Bruno Luperi já estreou com mais público do que todos os 119 capítulos de Um Lugar ao Sol, sua antecessora na faixa mais nobre da teledramaturgia da líder de audiência.
De acordo com os dados prévios de audiência da Grande São Paulo, obtidos pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado, a nova versão do fenômeno da TV Manchete debutou com 27,8 pontos de média e foi sintonizada por 41,8% dos televisores ligados na região.
Ambos os números representam os maiores da dramaturgia brasileira desde os 33,0 do último capítulo da edição especial de Império, na noite de 5 de novembro de 2021. Um Lugar ao Sol, por sua vez, teve 25,4 pontos como seu recorde.
Mesmo com um número de intervalos comerciais acima do habitual para uma estreia (foram três, com reclames de empresas dos mais diversos setores), Pantanal conseguiu ter mais público que a soma de todas as outras emissoras de televisão somadas.
A vice-líder do horário foi a Record, com 8,5 pontos, seguida por 6,9 do SBT, 6,0 do somatório da televisão paga, 2,7 da Band, 0,9 da Cultura, 0,5 da RedeTV! e 0,4 da Record News.