Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
GUERRA MIDIÁTICA

William Bonner faz apelo contra as fake news durante o Jornal Nacional

Foto de William Bonner nos estúdios do Jornal Nacional
William Bonner fez um apelo para que o público do Jornal Nacional não acredite em fake news (foto: Reprodução/TV Globo)

Compartilhe:

Durante o Jornal Nacional desta sexta-feira (1), William Bonner fez um forte discurso contra a propagação de fake news, que tem prejudicado a vacinação infantil, minando a confiança nas instituições da República e no processo eleitoral. “O mal que as fake news fizeram à saúde, atemorizando mães e pais com mentiras sobre vacinas, representaram um retrocesso enorme em conquistas que o Brasil levou décadas para alcançar. Mas isso é só um exemplo do perigo dessa disseminação de mentiras”, iniciou o âncora e editor-chefe do telejornal mais assistido do país.

“Porque da mesma forma que ameaçam a saúde das crianças, as fake news tentam minar a confiança dos cidadãos nas instituições da República, no processo eleitoral, na democracia”, continuou o jornalista, destacando que é necessário sempre estar atento para não colaborar com a propagação de informações falsas, além de alertar que é preciso verificar a veracidade de determinada notícia:

“É preciso estar atento para não colaborar, mesmo sem querer, com essas fraudes. Porque uma informação que chega pela rede social pode ter sido enviada com esse propósito. E se todo mundo procurar investigar a veracidade da informação num órgão da imprensa profissional antes de compartilhar, as fake news não vão se espalhar”, disse o jornalista.

“Os seus amigos e parentes não vão ser enganados, e a democracia não vai sofrer abalo nenhum”, disse ele como forma de alerta, para evitar o compartilhamento de informações sem checagem. “Todo mundo pode separar o joio do trigo, a mentira da verdade, o boato malicioso da notícia legítima. A imprensa profissional oferece a todo mundo os instrumentos para saber o que é fato e descartar o que é fake”, finalizou William Bonner.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.