A Globo decidiu esconder a marca do aplicativo de transporte 99 no Almoço do Anjo do Big Brother Brasil 22 após o acidente envolvendo Rodrigo Mussi, ocorrido na última quinta-feira (31). Na edição do reality show deste domingo (3) não foram exibidas referências à plataforma e nem a participação de um motorista parceiro, como acontecia até semana passada. A empresa patrocina o quadro desde o começo da temporada.
A escolha do canal em não exibir a ação comercial foi tomada após o acidente de carro com Rodrigo Mussi, em São Paulo, na madrugada de quinta-feira (31). O gerente comercial teve traumatismo craniano e múltiplas fraturas pelo corpo. Em entrevista, o motorista de aplicativo Kaique Reis disse que cochilou ao volante e bateu na traseira de um caminhão. Rodrigo estava no banco de trás, sem cinto de segurança, e foi arremessado para a frente. Durante o confinamento, o ex-BBB chegou a ganhar R$ 20 mil em corridas do aplicativo para usar fora do programa.
Neste domingo (3), a família de Mussi informou que ele teve uma melhora significativa nas últimas 24 horas, progredindo em sua recuperação e reagindo muito bem. O irmão Diogo Mussi também publicou nas redes sociais um vídeo falando sobre a evolução do estado de saúde de Rodrigo. “A gente está extremamente feliz, extremamente emocionado. Obviamente que a lesão ainda é delicada, o estado ainda é considerado grave mas ele tem melhorado muito, não teve piora. A pressão intracraniana está controlada. O despertar dele vai ser mais lento por causa da gravidade da lesão”, contou em um dos trechos do vídeo.
Em nota, a 99 afirma que está auxiliando os parentes de Rodrigo Mussi. “A 99 informa que mantém contato com os familiares do passageiro e motorista parceiro para oferecer apoio e acolhimento necessários, o que inclui seguro contra acidentes pessoais previsto em todas as viagens da plataforma. A 99 também está colaborando com as autoridades para apoiá-los no que for preciso durante a investigação”, disse em comunicado.
Segundo o aplicativo, medidas estão sendo tomadas para proteger motoristas e passageiros, como a conscientização da obrigatoriedade do uso do cinto de segurança nas corridas. “Dentre as medidas, iniciamos ações massivas de educação e iremos aprimorar as nossas políticas para manter o ambiente mais seguro para todos os usuários. Já está ativa a possibilidade de o motorista cancelar a viagem caso o passageiro se recuse a usar a proteção, sem sanção ao condutor”, explicou a empresa.
Confira na íntegra a nota da 99:
“Nota da 99
A 99 informa que mantém contato com os familiares do passageiro e motorista parceiro para oferecer apoio e acolhimento necessários, o que inclui seguro contra acidentes pessoais previsto em todas as viagens da plataforma. A 99 também está colaborando com as autoridades para apoiá-los no que for preciso durante a investigação.
Preocupada com seus passageiros e motoristas parceiros, a 99 está ampliando seus esforços para a conscientização da obrigatoriedade do uso do cinto de segurança em todas as corridas, sejam curtas ou longas.
Dentre as medidas, iniciamos ações massivas de educação e iremos aprimorar as nossas políticas para manter o ambiente mais seguro para todos os usuários. Já está ativa a possibilidade de o motorista cancelar a viagem caso o passageiro se recuse a usar a proteção, sem sanção ao condutor. Também já implementamos banners de avisos adicionais pedindo o uso do cinto de segurança antes e no início das corridas. Em breve, mensagens de voz também serão adicionadas para esse reforço.
Nas próximas semanas, haverá um espaço dedicado para motoristas e passageiros reportarem viagens sem o uso do cinto de segurança – ou seja, com mais facilidade no app. Usuários que desrespeitarem as regras receberão alertas educativos e até bloqueios, em casos de reincidência.
Trabalhamos todos os dias pela nossa comunidade, reforçando direitos e deveres, respeito e cuidado, para um ambiente seguro para todas e todos.”