Depois de diversos funcionários terem passado mal após a suspensão do ar-condicionado em boa parte de seus estúdios, a RedeTV! comunicou aos seus funcionários que passará a ter novas regras de vestuário na empresa durante o horário de trabalho. Como forma de amenizar as queixas da equipe, o canal decidiu liberar o uso de bermudas e de roupas mais leves, mas também decidiu criar uma série de normas para o uso das peças. O anúncio foi feito em pleno dia 1º de abril, o que deixou muita gente na dúvida se era a medida era séria ou uma brincadeira.
Porém, de acordo com informações da coluna do jornalista Flávio Ricco, do portal R7, os diretores da emissora autorizaram os trajes com base em uma espécie de código de ética fashion, que é baseado em uma série de direitos e deveres. Dentre as normas instituídas pela empresa, é obrigatório usar bermudas três dedos acima ou abaixo do joelho, nunca em dia de reunião. Além disso, não é permitido o uso de short de surfe, floral, e de times de futebol — vale destacar que também não é permitido usar blusa regata.
A emissora de Amilcare Dallevo Jr. e Marcelo de Carvalho ainda informou aos funcionários que sempre será necessário levar uma calça reserva, deixar a peça no carro ou em uma sacola, em caso de uma eventualidade. “Se mais de duas pessoas zoarem a sua bermuda, é porque ela não é apropriada”, sentenciou a direção da emissora.
Jornalistas da RedeTV! passam mal com onda de calor nos estúdios
A falta de ar-condicionado nas instalações da RedeTV!, em São Paulo, está causando mal-estar nos jornalistas. No início de março, a capital paulista tem sofrido com uma onda de calor e os profissionais que atuam na Redação da sede do canal têm trabalhado em uma temperatura “infernal”, segundo informou o site Notícias da TV. Sem refrigeração adequada, havia relatos de colaboradores que passaram mal, com tontura e falta de ar. Apesar das reclamações, a emissora negou que o sistema de climatização esteja desligado.
Segundo fontes da publicação, os termômetros dentro do ambiente de trabalho dos jornalistas já atingiram temperaturas superiores a 30ºC. Como a estrutura do local não conta com janelas, a Redação se transforma em uma espécie de “estufa” durante os momentos de maior intensidade dos raios solares. Além disso, o canal de Amilcare Dallevo Jr. e Marcelo de Carvalho não permitia que os funcionários usem roupas leves, como bermudas. Os repórteres e apresentadores ainda precisam estar vestidos de ternos, o que piorava a situação para esses profissionais.
Em 9 de março, uma funcionária da RedeTV! teria sido levada para a enfermaria por causa do forte calor e da falta de ar-condicionado. O departamento de Recursos Humanos do canal já foi comunicado da demanda dos colaboradores, assim como o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, que cobrou providências. Dois dias depois, a assessoria de imprensa do canal negou que a Redação da sede de São Paulo estivesse com o ar-condicionado desligado.