Intérprete de Filó na segunda fase de Pantanal, Dira Paes falou sobre a dificuldade de fazer o sotaque da região do Mato Grosso do Sul onde passar o folhetim das 21h. “A gente fala de uma maneira diferenciada porque é um sotaque que mistura São Paulo, Goiás, Minas Gerais. É um sotaque difícil de fazer, é um sotaque que, no primeiro momento, parece para as pessoas que ‘nossa, eles tão forçando’. Não. A gente conviveu com pessoas que falam dessa maneira”, disse a atriz em participação no Encontro com Fátima Bernardes.
O capítulo da novela Pantanal desta terça-feira (12) será marcado por uma passagem de tempo de 20 anos. Agora, o protagonista José Leôncio (Marcos Palmeira) é um homem de muitas posses, com terras em diversas regiões do Brasil. Foi ao lado de Filó (Dira Paes) e Tadeu (José Loreto) que ele viu seus negócios crescerem, mas foi com o pensamento em Jove (Jesuíta Barbosa) que enriqueceu, com o desejo de garantir ao filho dinheiro suficiente para os estudos. Ele ainda acredita que este herdeiro, com todo seu conhecimento de quem vive na cidade e tem acesso “às melhores escolas”, como disse seu sogro Antero (Leopoldo Pacheco), pode, um dia, comandar toda essa vida.
No programa matinal, Dira contou que o elenco irá se reunir para assistir à virada na produção. “A gente chama de ‘Pantaloud’ o nosso encontro. Em alguns momentos durante a gravação, o elenco da primeira fase estava com o elenco da segunda fase. Era lindo de ver”, disse a artista. Na primeira fase da história, o papel de Filó foi interpretado por Letícia Salles, que contou no Encontro ter se aproximado muito da colega de elenco. “Eu não tenho palavras, ela [Dira] me acolheu de uma forma que eu nem esperava, a gente teve uma conexão muito grande, a gente conversou muito sobre ‘as Filós’. Dali em diante não desgrudamos mais”, disse ela.
A segunda fase de Pantanal
Jove cresce no Rio de Janeiro distante da mãe, Madeleine (Karine Teles), embora morem na mesma casa. Ele é próximo de sua tia, Irma (Camila Morgado), com quem mantém uma relação bastante afetuosa. Percebendo que o filho se afasta cada vez mais, e preocupada com seu futuro, pois o caminho que percorreu é bem diferente do que está no imaginário de José Leôncio –ele não quer nada com estudos e com trabalho–, Madeleine leva Jove para se consultar com Gustavo (Caco Ciocler), sem mencionar ao filho que o psicanalista é um antigo namorado, o que deixa Irma e até mesmo Mariana (Selma Egrei) abismadas. Jove cresce com a crença de que o pai é morto, e descobre que ele está vivo somente quando já é adulto, com a ajuda de sua amiga –e algo mais– Nayara (Victoria Rossetti). O rapaz é tão próximo de Irma e tão distante de Madeleine, que é a tia quem ele procura diante da descoberta. E é ela quem o incentiva a buscar contato com o pai.
Mas pouco antes de Jove, quem chega ao Pantanal é Guta (Julia Dalavia). A menina, que estuda em São Paulo, é filha de Tenório (Murilo Benício) e Maria (Isabel Teixeira), os novos vizinhos de José Leôncio. Ao chegar na fazenda de seu pai, é recebida por Alcides (Juliano Cazarré) que, sem saber quem ela é, fica indignado com a audácia da menina ao invadir uma propriedade privada. Logo em seguida ele descobre que se trata da filha do patrão. E é justamente esse jeito independente e decidido de Guta que faz com que ele se interesse por ela. Guta vai querer conhecer a região e Alcides irá levá-la para cima e para baixo.
Se na fazenda de Tenório sobra tempo para que Alcides fique como motorista de Guta, na fazenda de José Leôncio o trabalho é volumoso e são necessários diversos peões para dar conta do recado. Tibério (Guito) e Levi (Leandro Lima), entre outros, além de Trindade (Gabriel Sater), que chega por último, mas que se torna essencial na fazenda. Perto dali, Juma (Alanis Guillen) segue a vida na tapera ao lado de Muda (Bella Campos). Após a morte de seus pais, Muda é a única companhia que lhe resta. Sem saber que a moça está ali para dar fim à sua vida e cumprir seu plano de “justiça”, como costuma dizer, Juma se aproxima dela e cria um afeto como se Muda fosse uma irmã. Resta saber se esse sentimento é correspondido.
Outros personagens da primeira fase seguem na história, como Eugênio (Almir Sater) e Velho do Rio (Osmar Prado); e novos chegam à novela no desenrolar das tramas, como Zefa (Paula Barbosa); a segunda família de Tenório – Zuleica (Aline Borges), Marcelo (Lucas Leto), Renato (Gabriel Santana) e Roberto (Cauê Campos) –; José Lucas de Nada (Irandhir Santos) e Zaquieu (Silvero Pereira). Novela das 21h da Globo, Pantanal conta a história da saga das famílias Marruá e Leôncio. A trama tem o amor entre Juma (Alanis Guillen) e Jove (Jesuíta Barbosa) como fio condutor e a natureza como protagonista. A produção é a primeira da emissora em formato de obra aberta –ou seja, pode sofrer mudanças no roteiro– desde o começo da crise sanitária.