Renato Ribeiro Soares, diretor de conteúdo do Esporte da Globo, deu uma bronca na equipe da emissora após excessos de apresentadores e jornalistas em relação a comentários políticos e exposição de marcas nas redes sociais.
De acordo com informações do colunista Gabriel Vaquer, do Notícias da TV, o executivo pediu mais prudência aos colaboradores em texto enviado por e-mail enviado aos funcionários do departamento.
Em um longo texto, Renato Ribeiro Soares ressaltou que o departamento era um lugar de jornalistas que representam a imagem da emissora. Caso os profissionais ultrapassem algum limite, a líder de audiência será acusada de ser permissiva com uma prática que ela não endossa.
Segundo a publicação, o executivo também comentou que tem suas opiniões políticas claras, mas que não as expressa publicamente porque sabe da responsabilidade do cargo que ocupa na Globo.
Em sua visão, “existem limites que não podemos ultrapassar. Principalmente nas redes sociais”. Após o comentário, Soares colou trechos dos princípios editoriais da empresa que fala sobre como deve ser o comportamento do jornalista nas redes sociais.
No documento, a Globo diz na seção 2, do artigo 5º, que “se tal atividade manchar a sua reputação de isenção, manchará também a reputação do veículo”.