Muda conta a Levi a verdade sobre vingança

PANTANAL

Levi seduzirá Muda que não resistirá aos encantos do rapaz, mas Tibério não poderá saber do romance da moça e os dois tratarão de se ver sempre escondidos.

PANTANAL

A moça falará para o peão que eles tem que tomar muito cuidado, para que ninguém os veja. O matuto falará que não se incomoda, mas que ela sim, tem medo de que alguém veja e conte para Tibério.

PANTANAL

Ela argumentará que não quer machucar o coração do moço. O peão então lhe falará que se ela quiser, ele a levará para muito longe, junto dele. A menina irá responder que querer ela quer, mas não pode. O homem não entenderá e lhe perguntará  o por quê.

PANTANAL

A moça resolverá lhe contar o verdadeiro motivo que a fez ir ao pantanal. Que tinha ido atrás de vingança pela morte de seu pai.

PANTANAL

Que havia sido o pai de Juma que o havia matado, e que haviam mandado dois homens para matá-lo. O homem se lembrará da história: “Essa história eu conheço. Os dois vieram no rastro deles: um a sucucurí comeu, o ôtro Maria Marruá deu de banquete pras piranha”.

PANTANAL

A moça lhe contará que prometeu a mãe que iria vingá-lo e que o homem que veio com ela matou Maria Marruá, e ela tinha que matar Juma, mas até agora, não tinha tido coragem.

PANTANAL