Odiada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores, a Globo mantém uma larga vantagem contra suas principais concorrentes na disputa pela preferência dos telespectadores. Um levantamento de dados de audiência da região metropolitana de São Paulo, entre os dias 2 e 8 de maio, apontou que a líder anota diariamente índices maiores que a soma de Record, SBT, Band e RedeTV!.
De acordo com informações do jornalista Vinícius Andrade, do site Notícias da TV, o melhor desempenho da Globo em audiência foi na quarta-feira (4), quando marcou 15,5 pontos de média/dia (das 7h à meia-noite) e teve 17% de vantagem em relação às concorrentes. Somadas, Record (5,8), SBT (4,2), Band (2,4) e RedeTV! (0,5) ficaram com 12,9 de média.
A Globo tem uma diferença maior contra as concorrentes entre segunda e sábado, quando mantém uma folga sempre acima dos 2,0 pontos de média. No domingo, único dia da semana em que o SBT consegue superar a Record, a diferença para as outras redes cai e fica entre 12,6 e 12,5. Cada ponto representa 74.666 domicílios e 205.755 indivíduos na Grande São Paulo.
A Record tem registrado média/dia na casa dos 5 pontos, o que garante ao canal de Edir Macedo a vice-liderança de audiência na principal metrópole do país. No entanto, até janeiro deste ano, a emissora ficava acima dos 6 e, no segundo semestre de 2021, tinha média/dia na casa dos 7 pontos. A queda nos números se deve ao fracasso da série bíblica Reis, que passa longe do sucesso de audiência de Gênesis (2021).
Em crise de audiência desde 2020, o SBT vive neste ano o seu pior momento. A rede de Silvio Santos raramente consegue vencer a barreira dos 4 pontos de média/dia. Na segunda-feira (16), a programação das tardes terá mudanças, com a estreia de novas faixas de novelas, para tentar reverter a situação.
A Band mantém o quarto lugar na disputa pela preferência dos telespectadores e chega a incomodar a terceira colocada em alguns horários, principalmente durante a exibição dos programas esportivos da hora do almoço. Já a RedeTV! tem disputado público com emissoras nanicas como Cultura, Gazeta e TV Brasil. Por lá, o único programa que passa de 2 pontos é o vespertino A Tarde é Sua.