Zé Lucas chega na fazenda de Leôncio

PANTANAL

José Lucas de Nada é filho de José Leôncio com uma prostituta que foi paga pelo pai, quando ele era moço.

PANTANAL

Ele nunca soube da existência deste rapaz, porque a rameira não se lembrava direito do nome do peão que tinha passado por lá em comitiva e eles nunca mais tinham feito aquele caminho novamente.

PANTANAL

Após ter sido assaltado, na estrada, o rapaz aceitará trabalhar na comitiva com Túlio até Aquidauana. Ao se aproximar da fazenda, o filho do rei do gado, tocará o berrante do mesmo jeito que o seu avô tocava. Os dois pedirão abrigo ao dono das terras.

PANTANAL

O peão perguntará aos visitantes quem tinha tocado aquele som tão bonito no berrante, e Túlio falará que foi o novato, chamando e apresentando José Lucas.

PANTANAL

O peão ficará paralisado na hora que fitar o rapaz, pois a semelhança com o seu pai vai ser absurda. O caminhoneiro se apresentará como José Lucas de Nada, seu criado. Sem compreender o que estava acontecendo, o peão ficará muito emocionado.

PANTANAL

Túlio admirará a destreza que o rapaz tem com o berrante e em uma conversa , o moço contará ao amigo que é filho de um peão e que seu pai era chamado de mineirinho.

PANTANAL