A partir desta segunda-feira (29), a novela Mulheres de Areia, escrita por Ivani Ribeiro e exibida há 28 anos na Globo, passa a integrar o catálogo dos clássicos da teledramaturgia do Globoplay. A trama, que tem direção de Wolf Maya, trouxe originalidade e popularidade ímpares ao assunto rivalidade entre irmãos, tema recorrente nos folhetins.
As gêmeas Ruth e Raquel foram eternizadas por Glória Pires, que se dividiu na interpretação das irmãs fisicamente idênticas, mas com personalidades completamente opostas. O antagonismo entre ingenuidade e esperteza, bondade e maldade, empatia e egoísmo, escrúpulo e ambição desmedida – e a influência disso nos personagens da fictícia Pontal D’Areia, cidade do litoral fluminense – mantiveram alta a temperatura da obra do primeiro ao último capítulo.
A trama principal de Mulheres de Areia parte da volta da professora primária Ruth a Pontal, sua cidade natal, depois de um tempo dando aulas em uma fazenda. Ela vai morar com os pais, Isaura (Laura Cardoso) e Floriano (Sebastião Vasconcelos), e com sua gêmea, Raquel, que se aproveita da semelhança física entre as duas para conquistar o namorado de Ruth, o bem-sucedido empresário Marcos Assunção (Guilherme Fontes).
Raquel consegue seduzir Marcos e se casa com ele, movida exclusivamente pelo dinheiro. O casamento, no entanto, não impede que ela continue a se encontrar às escondidas com o mau-caráter Wanderlei (Paulo Betti), seu namorado. A história sofre uma reviravolta quando Raquel sofre um acidente no mar, é dada como morta, e Ruth assume seu lugar para ficar ao lado de Marcos. Mas Raquel, que sobreviveu, planeja voltar e se vingar da irmã.
Mulheres de Areia traz outros personagens inesquecíveis como Tonho da Lua (Marcos Frota), enteado de Donato (Paulo Goulart) e irmão de Glorinha (Gabriela Alves), que fazia esculturas na areia e era completamente apaixonado por Ruth. A novela conta ainda com um elenco estelar, que inclui nomes como Raul Cortez, Susana Vieira, Nicette Bruno, Andreia Beltrão, Eduardo Moscovis e Vivianne Pasmanter.