José Luiz Datena revelou durante uma conversa com Catia Fonseca, que no final dos anos 1990, chegou a assinar um contrato com a Globo. De acordo com o apresentador, a sua contratação relâmpago pela líder de audiência aconteceu através de uma indicação de Ana Maria Braga, com quem trabalhou na Record. Segundo o jornalista, ela intermediou as negociações durante sua preparação para a estreia do Mais Você, na mesma época em que ele comandava o Cidade Alerta, então responsável pelos maiores índices da programação regular da Record.
“Eu nunca mais vi a Ana Maria. Na última vez que eu tive notícia dela, ela tinha me indicado para ir para a Globo, uns 200 anos atrás. Eu cheguei a assinar um contrato, aliás, eu assinei contrato com todo mundo. Eu tinha assinado com a Globo também, mas não deu certo. Acabei não indo”, relembrou Datena, durante o bate-papo com a apresentadora do Melhor da Tarde.
Além da Globo, Datena também chegou a ser contratado pelo SBT no final de 2020. Ele assinou seu contrato em um animado jantar com Guilherme Stoliar e José Roberto Maciel, presidente do Grupo Silvio Santos e vice-presidente da emissora, com direito a um brinde para comemorar a nova parceria. No entanto, na manhã do dia seguinte, Silvio Santos ligou para o jornalista e avisou que ele simplesmente não tinha dinheiro para dar continuidade ao projeto, que seria de um telejornal policial no fim de tarde, e pediu para que ele ignorasse o que tinha acontecido.