Durante o É de Casa do último sábado (18), Talitha Morete pediu a palavra para se desculpar publicamente na atração por ter cometido um ato apontado na internet como racismo estrutural. A apresentadora convidou a vendedora de cocadas Silene para preparar uma receita e, depois de pronta, a comunicadora pegou a bandeja e entregou para a convidada, uma mulher negra, servir aos demais convidados da atração.
Em sua primeira aparição no matinal de sábado das manhãs da Globo, a apresentadora aproveitou o espaço para se desculpar novamente com Dona Silene. “Queria começar pedindo desculpas a você de casa, como já fiz com a dona Silene, que convidei semana passada para vir aqui dividir uma receita dela de uma cocada maravilhosa”, iniciou. Talitha ainda afirmou que quer transformar o episódio em um aprendizado.
“Pedi para dona Silene servir a cocada, quando na verdade eu deveria servir. Eu errei. Quero transformar esse episódio em aprendizado, já que serviu de aprendizado, não só pra mim, mas aposto que pra muita gente”, prosseguiu a comunicadora. Ela ainda agradeceu o colega Manoel Soares pela sensibilidade ao lidar com o tema. “Aproveito pra agradecer ao Manoel Soares pelo cuidado com a dona Silene. É importante a gente estar num grupo diverso, que comprova como o mundo pode ser melhor quando inclui a todos. Desejo que a senhora venda muita cocada”, finalizou.
Manoel Soares deixa mensagem de apoio para Talitha Morete
Manoel Soares usou as redes sociais para deixar uma mensagem de apoio para Talitha Morete, com quem divide a apresentação do É de Casa: “Talitha, acho que o mais importante é Dona Silene estar bem diante de toda essa repercussão. Em segundo lugar você não só entender, mas internalizar a compressão do fato garantindo que isso não se repetirá, nem com você, nem perto de você. Inúmeras vezes você e as outras colegas de apresentação me ajudaram a mapear e reduzir meu machismo estrutural, sou grato por isso, assim como deve existir em você agora uma gratidão por essas pessoas que muitas vezes de forma ácida apontam o rumo certo de comportamento racial”, disse ele.
Manoel ainda destaca como a internet por ser agressiva. “Sei que a internet é agressiva as vezes, já fui alvo, nessas críticas tem dores quem vão além de além de você e quem vem antes de você, meu desejo é que o resultado desse episódio seja pedagógico e construtivo não só para você, mas para o Brasil. Você é minha amiga e vamos estar juntos nas telas da vida buscando sempre nossa evolução diária como pessoas e comunicadores”, finalizou.