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Por reeleição, Bolsonaro aumenta gasto com publicidade na “inimiga” Globo

Imagem com foto do presidente Jair Bolsonaro
Em ano de tentativa de reeleição, Jair Bolsonaro (PL) aumenta gastos com publicidade na Globo (foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

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O presidente Jair Bolsonaro (PL) parece ter deixado de lado os ataques contra a Globo. O governo do pré-candidato à reeleição aumentou em 75% o gasto com publicidade na emissora de janeiro a junho deste ano, segundo informações publicadas pelo jornalista Hanrrikson de Andrade, do UOL. O político tem utilizado o espaço na maior emissora de TV do país para divulgar obras e programas realizados nos últimos quatro anos.

A Globo recebeu do governo federal, de 1º de janeiro a 21 de junho do ano passado, R$ 6,5 milhões em valores líquidos pagos por materiais publicitários de televisão veiculados em âmbito nacional e regional. Já em 2022, o valor pago ao conglomerado de mídia no mesmo período foi de R$ 11,4 milhões, um aumento de 75%. Os dados são da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência), órgão responsável pelas contratações de publicidade e propaganda do governo.

De acordo com levantamento do UOL, houve mudança no perfil de investimento feito pela pasta. Na televisão, a prioridade do Palácio do Planalto foram as campanhas institucionais, que mostram as realizações da gestão e ajudam a aumentar a popularidade do presidente. Em 2021, a Secom havia comprado espaço na emissora líder para 46 inserções publicitárias denominadas como “utilidade pública” e apenas dez para materiais institucionais. Neste ano, de 1º de janeiro a 21 de junho, foram 72 duas campanhas institucionais e somente duas de “utilidade pública” na emissora “inimiga” de Bolsonaro.

Considerando o mesmo período para cada ano do governo Bolsonaro, de 1º a 21 de junho, o valor investido na Globo em 2022 (R$ 11,4 milhões) representa 41% do total destinado à compra de espaço publicitário na rede em quatro anos de mandato (R$ 27,5 milhões). Confira a tabela com os valores gastos pelo governo federal entre 2019 e 2022 nas principais emissoras de televisão do país:

Valor gasto pelo governo federal nas principais emissoras (1º de janeiro a 21 de junho)

Globo
SBT
RedeTV!
Record
Band
2019
R$ 7.141.532,10
R$ 8.940.015,47
R$ 1.466.893,40
R$ 10.592.111,97
R$ 2.341.354,58
2020
R$ 2.482.038,15
R$ 3.394.216,54
R$ 617.975,91
R$ 4.087.159,57
R$ 1.245.413,23
2021
R$ 6.498.485,42
R$ 7.734.442,12
R$ 1.686.332,15
R$ 9.095.397,84
R$ 4.487.695,59
2022
R$ 11.456.991,10
R$ 8.428.474,93
R$ 1.001.790,90
R$ 9.853.922,27
R$ 2.402.730,01
Total por emissora
R$ 27.579.046,77
R$ 28.497.149,06
R$ 4.772.992,36
R$ 33.628.591,65
R$ 10.477.193,41

Globo recebeu mais do que Record e SBT em 2022

Emissoras que contam com simpatia do governo de Jair Bolsonaro, Record e SBT receberam em 2022 menos dinheiro do que a Globo, desafeto do político. O ano em que ele tenta a reeleição ao Palácio do Planalto é o único em que a rede líder recebeu mais verba do que as concorrentes. Antes da gestão federal atual, a Globo era a mídia preferida para divulgação de campanhas e institucionais.

Somadas, Globo, SBT, Rede TV, Record e Band receberam em 2022 um de pouco mais de R$ 33 milhões. É o maior valor desde 2019, ano em que Bolsonaro assumiu o comando do Executivo federal. Naquela época, foi veiculada uma campanha em massa de divulgação da reforma da Previdência. As cinco emissoras receberam no primeiro ano do governo Bolsonaro cerca de R$ 30,4 milhões em valores líquidos, de acordo com o levantamento do UOL com base nos dados da Secom.

Valor total gasto pelo governo federal com emissoras de TV por ano

2019
R$ 30.481.907,52
2020
R$ 11.826.803,40
2021
R$ 29.502.353,12
2022
R$ 33.143.909,21
R$ 104.954.973,25*

*Total investido nas cinco maiores emissoras da TV aberta, por ano, no período de 1º de janeiro a 21 de junho.

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