No elenco de Travessia, próxima novela das 21h da Globo, Humberto Martins falou sobre o trabalho de Jade Picon na trama de Gloria Perez, que vai substituir Pantanal em outubro deste ano. Em conversa com o podcast Papagaio Falante, apresentado por Sérgio Mallandro e Renato Rabelo, o ator confessou que não sabia que a escalação da influenciadora digital havia gerado críticas da classe artística.
“Não soube disso, não. Mas eu não procuro e nem vejo muita notícia”, disse o galã dos anos 90. Ele também elogiou o trabalho da ex-BBB no próximo folhetim do horário nobre da Globo. “Eu estive com ela três ou quatro vezes. Já fizemos um trabalho individual juntos e ela é boa. Ela tem talento, ela é inteligente, ela é uma menina bacana… Ela pode. Não é à toa que foi escolhida”, contou o artista.
“Ninguém ia fazer uma escolha que ia deixar uma situação constrangedora para a pessoa e nem para a empresa e para o projeto. É claro que viram nela um potencial”, explicou Humberto Martins. Ele também disse não ver problemas na escalação de artistas que não possuem DRT (Documento de Registro Técnico). “Não acho isso problemático, porque antigamente eram os modelos de comerciais que vinham, que entravam [nas novelas], como Victor Fasano, como eu mesmo, que comecei como modelo, mas aí estudei e me formei”, finalizou.
Na história de Travessia, Jade Picon irá interpretar Chiara, uma influenciadora digital vítima de notícias falsas. Em entrevista recente ao colunista Guilherme Ravache, do UOL, Ricardo Waddington, diretor de Entretenimento da Globo, negou existir um movimento específico da emissora líder para levar influenciadores para a televisão. Porém, segundo ele, as oportunidades são aproveitadas quando aparecem.
Sobre a escalação de um profissional para um trabalho por causa do número de seguidores, Waddington disse que “depende da natureza do projeto, mas no que diz respeito à dramaturgia, não tem nenhuma interferência. Não é isso que vai ditar a escolha. Em projetos comerciais, provavelmente alguma. Não há resistência, mas tampouco há um esforço [para escolher influenciadores digitais]. A escalação obedece a outros critérios”.
“Muitas coisas inspiram um diretor na hora de uma escalação. É algo técnico, mas também muito intuitivo. E em uma das muitas reuniões de casting da novela, de escalação, o nome dela surgiu no meio de uma conversa. Todo mundo imediatamente recuperou a imagem dela no BBB e associou à personagem”, afirmou o chefão da Globo.
“Vimos que tinha muito a ver. A partir disso a gente foi atrás, fez testes. O tipo físico da Jade, mais o temperamento que ela demonstrou no BBB, a maneira como ela se comunicava com as pessoas na casa e com o público, isso tudo a credenciou a fazer um teste para uma personagem que trazia essas mesmas características”, contou Ricardo Waddington.