Folhetim das 21h de maior sucesso dos últimos anos, a novela Pantanal foi vendida pela Globo para a Paramount. O contrato foi assinado na quarta-feira (13) e prevê a exibição da nova versão adaptada por Bruno Luperi para toda a América do Sul. De acordo com informações do colunista Gabriel Vaquer, do Notícias da TV, é o primeiro grande acordo internacional fechado pela emissora para a produção baseada na obra original de Benedito Ruy Barbosa.
Segundo a estimativa, a Paramount teria desembolsado em torno de US$ 10 milhões (R$ 54,2 milhões na cotação atual). O grupo de mídia internacional dono de canais pagos como MTV e Comedy Central terá a exclusividade de exibição da novela pantaneira em outros territórios sul-americanos até 2025. O acordo não inclui o Brasil, onde a trama fica disponível no Globoplay, a plataforma de streaming da Globo.
A novela Pantanal vai receber um tratamento diferente em cada país da América Latina. No Chile e Argentina, a história de José Leôncio (Marcos Palmeiras) será transmitida nos canais abertos Chilevisión e Telefe, que pertencem à Paramount Networks Américas. Nos outros países do continente, em locais como Uruguai e Colômbia, a história será disponibilizada no Paramount+, streaming da antiga Viacom. Ainda não há previsão de estreia.
Francisco Espinoza, diretor de Programação da Chilevision, revelou à imprensa chilena que a aquisição de Pantanal não é um único negócio e que a Paramount deseja comprar mais folhetins para exibição. “Adquirimos os direitos desta série de televisão, que é um sucesso indiscutível no Brasil, e estamos vendo agora qual será o plano de exibição em cada um de seus canais de exibição”, disse o executivo.
Antes do acordo com a Paramount, a rede brasileira já havia vendido a novela Pantanal para quatro redes de TV da Europa, que já conversavam com a área de aquisição da Globo antes mesmo da estreia no Brasil. Entre as parceiras internacionais estão a SIC, emissora de Portugal que tem as novelas da Globo como suas principais atrações na grade de programação. A Globo divulgou recentemente que a trama já alcançou 140 milhões de brasileiros. A versão original de Pantanal (1990), da TV Manchete (1983-1999), é sucesso internacional até os dias de hoje.