A Globo vai investir em um megaestúdio para a cobertura das eleições gerais deste ano. Pela primeira vez, a emissora líder vai usar as instalações dos Estúdios Globo para dois projetos sobre o pleito. O Central das Eleições, da GloboNews, e as entrevistas com candidatos à presidência do Jornal Nacional, serão feitos de lá e não na sede do Jornalismo do Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
De acordo com informações do colunista Gabriel Vaquer, do Notícias da TV, os ensaios já estão acontecendo. A rede está colocando em prática uma ideia que tem como objetivo usar a imponência e o espaço do local onde são gravados programas e novelas para dar ares de superprodução e envolver os telespectadores na cobertura das eleições. A direção quer deixar claro que a empresa não está sofrendo nenhuma crise, como tem espalhado pelas redes sociais apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem a rede como principal desafeto.
O Central das Eleições estreia na GloboNews no próximo dia 25 de julho. O jornalístico vai sabatinar durante duas horas e meia os candidatos a presidente. A atração será comandada pela comentarista Natuza Nery e terá participação de Andréia Sadi, Júlia Duailibi, Miriam Leitão, Merval Pereira, Ana Flor, Valdo Cruz, Octávio Guedes, Gerson Camarotti e Flavia Oliveira. Por enquanto, Bolsonaro e Lula (PT) não responderam os convites para as entrevistas. Apenas nomes como Ciro Gomes (PDT), André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) confirmaram presença.
As entrevistas do Jornal Nacional irão ocorrer na semana do dia 22 de agosto. No início do mês, a Globo fez o convite formal para as equipes de campanha dos candidatos e apresentou as suas regras. Nos bastidores, o temor é que Bolsonaro e Lula, líderes nas pesquisas de intenções de votos, fiquem de fora. “A Globo sempre busca inovações na sua cobertura das eleições para encantar e surpreender o público. Por isso, decidiu realizar as entrevistas com os presidenciáveis nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro. O cenário da Central das Eleições da GloboNews será inovador. O mesmo acontecerá com as entrevistas do Jornal Nacional. Há outra vantagem: proporcionar mais conforto aos candidatos e suas equipes”, explica o canal.