Candidato nas eleições gerais deste ano, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a fazer referência à novela Pantanal. Após se comparar com o protagonista Jove (Jesuita Barbosa), o político do PT (Partido dos Trabalhadores) lamentou que perderia o capítulo do folhetim da última quarta-feira (3). Ele queria assistir ao acerto de contas de Maria Bruaca (Isabel Teixeira) e Tenório (Murilo Benício).
“Estou aqui no Piauí e estou perdendo Pantanal. Ontem fiquei com uma raiva quando o Tenório expulsou de casa a Bruaca. Eu ainda acho que ela vai voltar e dar uma lição naquele machista que não respeitou a mulher que viveu com ele [por] 30 anos. Eu choro com a história dela”, disse o adversário de Jair Bolsonaro (PL) em seu perfil oficial em uma rede social de mensagens curtas.
Na trama adaptada por Bruno Luperi, o vilão interpretado por Murilo Benício colocou a mulher para fora de casa após descobrir que ela o traia com Alcides (Juliano Cazarré) e outros peões. Após ser expulsa da fazenda do ex-marido, Maria demorou para conseguir resolver o que fazer da vida. Quem a convenceu de que enquanto há vida, há esperança, foi o chalaneiro Eugênio (Almir Sater). Ela passou a morar e trabalhar com ele na chalana, onde encontra, finalmente, a felicidade com que tanto sonhou.
Lula compara sua relação com Janja à de Juma e Jove em Pantanal
Em junho, o ex-presidente Lula comparou sua relação com a socióloga Rosângela Silva, a Janja, com a dos personagens Juma (Alanis Guille) e Jove (Jesuita Barbosa), da novela Pantanal. A fala do político em referência ao romance intenso do casal protagonista do folhetim da Globo aconteceu durante um discurso em Porto Alegre.
“Eu não sei se vocês acompanham de vez em quando a novela Pantanal, mas a nossa relação aqui está que nem a Juma e o Joventino”, brincou o petista, que disputará a sétima campanha eleitoral pelo principal cargo do Executivo nas eleições de 2022. Ele discursava quando pediu um pouco de água à mulher, que ao levar uma garrafa, ouviu gritos de “beija, beija, beija” da plateia.
Lula chegou a cochichar algumas palavras no ouvido da amada antes de fazer a referência ao casal de protagonistas da novela adaptada por Bruno Luperi na faixa das 21h da Globo. O político contou com a ajuda da mulher para relembrar o nome de Juma, interpretada por Alanis Guillen. No remake, Joventino é interpretado pelo ator Jesuíta Barbosa. A versão original de Pantanal foi escrita por Benedito Ruy Barbosa e transmitida entre 27 de março e 11 de dezembro de 1990, em 216 capítulos.