A GloboNews definiu na tarde desta quinta-feira (4) os últimos detalhes que restavam para a estreia de seu novo telejornal vespertino, que entrará no ar em 15 de agosto, ocupando a faixa que atualmente é preenchida pelo Edição das 16h. O canal de notícias bateu o martelo e escolheu GloboNews Mais como título para o noticioso que será apresentado por Júlia Duailibi e Tiago Eltz, além de um formato mais conservador do que os demais jornalísticos da emissora. A dupla ficará a maior parte do tempo em uma bancada, conceito até então abolido desde o ano passado.
O TV Pop apurou que o GloboNews Mais privilegiará as editorias de política e economia, com a presença de repórteres e comentaristas especializados em ambos os temas. O novo telejornal é uma tentativa direta em fazer frente ao CNN 360º e aos programas de opinião da Jovem Pan News, que não raramente chegam a ultrapassar o atual Edição das 16h. Para a diretoria do canal, a decisão de descontinuar a marca do telejornal de Christiane Pelajo após seis anos é vista como uma mudança necessária para chamar a atenção do público, já acostumado com os concorrentes.
Nos bastidores, a expectativa era de que o novo telejornal seguisse os mesmos moldes do CNN 360º, marcado justamente pela presença de uma âncora com opinião forte e pela antecipação de notícias que posteriormente ganham repercussão nacional. Os prognósticos, no entanto, foram frustrados depois das gravações dos primeiros pilotos. Fontes da reportagem que acompanharam as gravações apontam que a novidade será quase uma versão de luxo do Jornal Jovem Pan, com formato quadrado e apresentadores robóticos, que se limitam a ler TP e chamar comentaristas.
Internamente, a dupla de apresentadores do GloboNews Mais tem sido jocosamente comparada com Eva Byte, apresentadora virtual do Fantástico entre 2004 e 2009: Júlia Duailibi e Tiago Eltz tem sido apontados como inimigos do carisma e, para diversas pessoas que acompanharam os pilotos, sequer estão conseguindo ter sintonia no comando do telejornal. “Nenhum dos dois tem personalidade forte. São engessados”, afirma uma fonte da reportagem, que menciona que a escolha do formato ultrapassado, com bancada, é justamente para esconder as limitações da dupla.
Oficialmente, o canal de notícias da Globo só deverá divulgar o título do novo telejornal em um evento na próxima segunda (8), dia em que a emissora fará a gravação de uma edição especial do Papo de Política e apresentará para a imprensa detalhes de sua nova identidade visual, revelada com exclusividade pelo TV Pop em 19 de julho. O grafismo, assim como o sucessor do Edição das 16h, entrará no ar apenas uma semana depois, também em 15 de agosto.